Urge treinar como se joga!

23-06-2016 13:48:38 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Jorge Araújo

Todos os seres humanos possuem cinco inteligências (física, mental, emocional, social e espiritual) que se complementam. O que significa que o esforço de um jogador de futebol (a defender ou a atacar) nunca tem uma expressão exclusiva de uma destas áreas.

Idealmente, qualquer jogador ou equipa têm de estar fisicamente saudáveis, mentalmente focados, emocionalmente positivos (confiantes), socialmente preocupados uns com os outros e dispostos a sacrificarem-se pela equipa e pelos seus objetivos comuns, tal como espiritualmente ambiciosos quanto aos resultados que pretendem alcançar. E tudo isto muito para além do que se diz ou promete, mas expresso a cada momento e oportunidade através de atitudes e comportamentos.

Obviamente, basta que um dos factores atrás expressos, não corresponda ao necessário e, de imediato, equipa ou jogador entram em sobrecarga.

Naturalmente que a propósito da seleção nacional de futebol, perguntará o leitor, “mas como conseguir isso?”.

Depende das circunstâncias e contextos pois estão sempre quatro variáveis a influenciarem a reação final!

A Liderança do treinador (variável decisiva!), as relações (o respeito) entre os jogadores (dinâmica coletiva da equipa), a gestão operacional (o sistema de jogo, quem joga onde e como, as condições existentes previamente na preparação, etc.) e por fim o meio ambiente (o presidente, os adeptos, os orgãos de comunicação social, etc.).

Insistindo, o leitor perguntará de novo, “mas qual destas variáveis é a mais influente?”.

A liderança do treinador!

E sabe porquê?

Porque, sendo verdade que quem joga são os jogadores e quem dirige são os diretores e principalmente o Presidente, é ao treinador que cumpre criar as condições fundamentais para que os jogadores se mobilizem e se sacrifiquem pelo todo, (influenciando, mobilizando a motivação, reconhecendo ou dando feedback negativos, etc.).

E se não o fizer, o meio ambiente e as ambições individuais contra os interesses coletivos da equipa acabam por se sobrepor e “envenenar” a disponibilidade de cada jogador para se entregar ao esforço coletivo.

Moral da história, se fosse verdade que o que dominava num jogo de futebol eram os 4:4:2, 4:3:3 ou os “blocos altos, ou baixos”, todos os adeptos e comentadores seriam treinadores de grande sucesso... O que nunca acontecerá... E eles sabem-no...

Por isso preferem... dar opiniões... após cada jogo...

E sabem porquê? É muito mais fácil!

Liderar jogadores e equipas em contextos competitivos quase sempre sujeitos ao inesperado e a uma oposição dos adversários que “desmonta” as nossas táticas, exige, acima de tudo, sabedoria, ter sentido e vivido a experiência, aprender a fazer, fazendo, constante preocupação com os outros, observar, questionar, dar feedback, etc. ... que não é a mesma coisa que o saber mecanicista que a generalidade dos adeptos e comentadores vão exibindo...

Claro que o leitor naturalmente me perguntará também:

Mas afinal vamos ou não ser campeões europeus?

Depende... Mas uma coisa é certa!

O selecionador nacional Fernando Santos teve toda a razão quando defendeu que temos jogadores com qualidade suficiente para irmos à final do Europeu e aí disputarmos o título.

Se dúvidas existissem, ontem contra a Hungria ficou perfeitamente demonstrado que aquele conjunto de jogadores chega (e sobra!) para o conseguirmos.

Perguntará ainda o leitor, “mas porquê então tantas dificuldades para nos apurarmos e como justificar ficar em terceiro lugar num grupo composto por Hungria, Islândia e Austria?”.

Muito simplesmente porque o futebol é um jogo coletivo onde, ao mais alto nível europeu e mundial, para além da qualidade dos jogadores se impõe prepará-los para que joguem com o foco, a intensidade e a concentração necessárias, tal como formem uma equipa capaz (o mais possível !) de ser eficaz a defender e a atacar.

Finalmente contra a Hungria revelámos a eficácia atacante necessária, principalmente através do ressurgir do Cristiano Ronaldo ao seu habitual nível enquanto goleador. Quanto a possuirmos (até agora) uma equipa coesa e com constante foco nas tarefas de cada jogador, longe disso.

E essa é a questão principal que nos levará (ou não!) à final do Europeu!

Que não restem dúvidas! A defender, como no meio campo e a atacar, temos jogadores que indidividualmente se destacam entre os melhores. Mas falta-nos uma equipa preparada para “não se distrair” e não revelar aqueles estranhos hábitos de alguns jogadores se relaxarem quando o que se lhes exige é total concentração e empenho na luta pela posse da bola (ontem todos os golos sofridos tiveram origem em segundas bolas e ressaltos com reação defensiva tardia).

O que significa que nesses momentos competitivos em que nos acontecem indevidos “descansos físicos, mentais e emocionais”, arriscamos naturalmente comprometer as aspirações legitimamente expressas por Fernando Santos.

E como se joga como se treina, que tal um debate próximo no futebol nacional ao redor da necessidade de se passar a treinar como se joga?

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha