Portugal e a seleção nacional, equipas de todos nós

07-06-2016 19:44:04 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Jorge Araújo

Que me perdoem os noruegueses! Mas só no recente jogo com a Inglaterra começou finalmente (a sério!) a perseguição à conquista do Europeu.

E, para já, dando algumas indicações preocupantes.

Que, confesso, me dividiram...

Por um lado, dou total apoio ao selecionador Fernando Santos quando apontou como objetivo vencer o Europeu.

Chega da habitual "conversa mole"! Cultivemos a ambição que por vezes nos falta!

Mas, claro, o recente confronto com a Inglaterra deixou-me algo intranquilo.

Diria que inclusive foi uma oportunidade perdida quanto ao ganho da necessária confiança coletiva para o próximo futuro.

E por razões que de novo nos "assaltam"!

Refiro-me a algumas reações emocionalmente negativas e evidentes sinais de continuarmos a carecer, quando ao ataque, dos tais últimos trinta metros do campo de que falava no passado o saudoso Jose Maria Pedroto.

Para já (e sem margem para dúvidas!), um excelente rendimento quando “à defesa”. Ainda que no meio de muita coisa boa feita a defender, aquele golo sofrido... Enfim...

Numa curiosa coincidência entre o atual estado da seleção nacional e o momento que atravessa o nosso país enquanto equipa de todos nós.

País e seleção nacional deveriam ser sistemas abertos onde cada um de nós (líderes incluídos), os objectivos comuns a alcançar (neste caso os grandes desígnios e vitórias nacionais) e o meio ambiente (realidade internacional onde nos inserimos), deveriam potenciar-se mutuamente.

Mas não é ainda isso que acontece.

Os objectivos a alcançar não parecem ser comuns para todos, os desafios e os problemas a vencer tardam a ser assumidos coletivamente e a nossa afirmação a nível internacional, com a excepção de algumas individualidades, raramente está na correspondência do potencial que temos revelado ao longo da nossa história.

Para o conseguirmos, teríamos de revelar inter acções e interdependência quanto baste, para além de possuirmos uma visão clara do que pretendemos alcançar no futuro próximo. Ter uma noção clara dos valores a perseguir, possuir princípios e regras de vida colectiva capazes de nos congregarem e tornarem cada vez mais coesos, sentir que existiam entre todos nós laços profundos de confiança e respeito mútuo.

Mas não é isso que na maioria das vezes acontece. Não revelamos a identidade coletiva que carecemos, muito menos existem sinais claro de processos de grupo positivos (relações sociais e afectivas, também designados como dinâmica da equipa ou clima social da equipa). Pressente-se mesmo um clima e uma cultura organizacional algo carentes da identificação colectiva necessárias. Urge por isso que saibamos inflectir caminho e ser capazes de, como um todo coeso e ambicioso, construirmos colectivamente:

- A Visão (objectivos futuros ambiciosos) para que queremos apontar e a Estratégia (como alcançar os objectivos) que pretendemos vir a cumprir para o conseguir;

- Os Valores (Cultura) com que verdadeiramente nos identificamos;

- A Organização (estrutura e processos) que consideramos dever apresentar;

- O Envolvimento (comunicação e trabalho em equipa) que julgamos necessários para que se verifiquem no nosso país as inter acções e relacionamentos que urge potenciar entre todos nós e quem nos lidera.

- O Empenho (sentido de urgência) com que devemos dedicar-nos no dia a dia às nossas responsabilidades sociais, profissionais e familiares, tendo em vista os objectivos a alcançar.

Afinal, trata-se de sabermos para onde ir e como lá chegar. Tal como de possuir uma cultura própria que enquadre, modele e oriente as atitudes e comportamentos de cada um de nós, interiorizando valores e modos de pensar e intervir que congreguem e tornem o país e a seleção nacional o mais coesas possível.

Criar estruturas e processos mais eficazes e sempre disponíveis para encetar as mudanças necessárias. Sermos complementares e sabermos reconhecer a importância dos contributos de cada um de nós, por mais diferentes que se revelem. Estabelecer relações inter pessoais, comunicação e trabalho em equipa sempre focados no objectivo comum. Revelar no dia a dia honestidade, coerência e preocupação com os outros. Cultivar a competência, a disciplina auto assumida, o rigor.

E, para isso, quem lidera tem de saber ser inspirador e mobilizador da fundamental motivação colectiva colocando-nos em sintonia uns com os outros.

Perante uma realidade internacional complexa, por vezes caótica, necessitamos de líderes capazes de nos levar a reconhecer a respectiva autoridade e competência, conscientes que o efeito de cada uma das suas mais simples acções, repercute na nossa realidade sistémica e interdependente, afectando-nos a todos.

Liderar um país ou uma seleção nacional, solicita um constante assumir de responsabilidades e a demonstração permanente de um empenho e sentido de urgência exemplares e inspiradores de todos nós.

Quando assim não acontece, mal vai o país ou a seleção nacional e, consequentemente, pouco é o respeito que os dirigidos têm por quem os dirige. Pior ainda, Portugal não será uma equipa. E a seleção nacional também não.

 

De Jorge Araújo
Presidente da Team Work Consultores

 

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha