Mai
26

FIA considera o Rally de Portugal "excepcional"

FIA considera o Rally de Portugal excepcional

No ano do retorno ao Norte do País, o Rally voltou com a fama de "melhor rali do mundo" e encantou a FIA (Federação Internacional do Automóvel).

 

O futuro dentro do calendário do WRC (mundial de ralis) está assegurado, garante o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, ao DN.

"A FIA está encantada com este Rali de Portugal, especialmente porque já este ano houve problemas com o controlo do público em Monte Carlo e na Argentina. Agora ficou comprovado que é possível controlar multidões sem o uso da força, conjugando isso com uma prova competitiva no plano desportivo. No futuro, a edição 2015 do Rali de Portugal vai ser utilizada como exemplo para outras organizações", disse o director da prova, Pedro Almeida, aos jornalistas.

Segundo Carlos Barbosa o Rally luso voltou a seduzir a FIA (entidade promotora do mundial de ralis) como no passado, em que era prova referência no WRC."As indicações que temos são de que o Rally de Portugal foi considerado excepcional pela FIA e pelos observadores", revela Carlos Barbosa.

O sucesso esteve no factor segurança, "não houve quaisquer incidentes, tudo decorreu dentro dos parâmetros definidos: os espectadores perceberam a mensagem que fizemos passar e acataram as instruções", explica.

 

CURIOSIDADES

Curiosidade

Armindo Araújo é o português mais vencedor no Rally de Portugal tendo estado no pódio em 2003, 2004 e 2006.

Curiosidade

O Rally de Portugal já foi considerado cinco vezes o “Melhor Rally do Mundo” e em 2000 foi distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.

Curiosidade

O rali em território português começou por se chamar Rally TAP Portugal (1967). Em 1975 passou a chamar-se Rally de Portugal e a organização passou para o ACP (Automóvel Clube de Portugal).

PARCERIAS

ON2
QREN
União Europeia
Amarante
Baião
Caminha
Fafe
Guimarães
Lousada
Matosinhos
Mondim de Basto
Paredes
Ponte de Lima
Viana do Castelo
Vieira do Minho