Mai
24

Jari-Matti Latvala vence o Rally de Portugal

 Jari-Matti Latvala vence o Rally de Portugal
 Jari-Matti Latvala vence o Rally de Portugal
 Jari-Matti Latvala vence o Rally de Portugal

O piloto finlandês Jari-Matti Latvala venceu o Rally de Portugal batendo Sébastien Ogier. Latvala estreia-se a ganhar o Rally em portugal e marcou também a primeira vitória no WRC de 2015. Pódio monopolizado pela Volkswagen.

 

Na Power Stage de Fafe o piloto francês foi o mais rápido mas na geral terminou a 8,2s do finlandês. Os dois piolotos da Volkswagen/Motorsport entraram para a última classificativa em Fafe separados por 10,5s. Para segurar a vitória de muito valeu a capacidade de resposta de latvala na longa e dura classificativa de Vieira do Minho, que venceu.

"Muita gente já duvidava se eu conseguiria recuperar destes três ralis sem pontuar. Sempre que me perguntavam isso eu respondia que já tive momentos um pouco piores, mas este era de facto um dos momentos mais difíceis da minha carreira. Conseguir recuperar e ganhar desta forma é um sentimento incrível. É uma vitória muito especial e uma forma de retribuir aos que acreditaram em mim", referiu o finlandês de 30 anos.

Líder desde sexta-feira, Latvala conservou o comando nas três derradeiras especiais, na região do Minho, perante a ameaça do francês Sébastien Ogier, e terminou o rali em 3:30.35,3 horas, com 8,2 segundos de vantagem sobre o bicampeão do mundo, enquanto o norueguês Andreas Mikkelsen foi o terceiro, a 28,6 segundos.

Vencedor das três primeiras provas -- Monte Carlo, Suécia e México -- Ogier consolidou a liderança do Mundial, com 105 pontos, e Mikkelsen ascendeu a segundo com 63, trocando de posição com o norueguês Mads Ostberg (Citroën), enquanto Latvala, com a 13.ª vitória da sua carreira, subiu ao sexto lugar, com 46 pontos.

Ogier, o bi-campeão do mundo, ficou em segundo lugar e de muito valeu o furo no primeiro troço de sexta-feira, em Ponte de Lima, que o fez perder 10 segundos. Markku Alen mantém o seu recorde de triunfos intacto.

"Sei que muita gente ficou contente com este rali porque é aborrecido quando o melhor ganha sempre", afirmou Ogier.

Kris Meeke foi o quarto classificado a 48,7s de Latvala e Ott Tänak, que estreou a nova versão do Ford Fiesta RS WRC, ficou em quinto lugar, à frente do melhor Hyundai, o de Dani Sordo.

 

CURIOSIDADES

Curiosidade

O 1º Rally Internacional TAP em 1967 foi ganho pelo português José Carp. Albino a bordo de um Renault 8 Gordini.

Curiosidade

O rali em território português começou por se chamar Rally TAP Portugal (1967). Em 1975 passou a chamar-se Rally de Portugal e a organização passou para o ACP (Automóvel Clube de Portugal).

Curiosidade

O Rally de Portugal já foi considerado cinco vezes o “Melhor Rally do Mundo” e em 2000 foi distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.

PARCERIAS

ON2
QREN
União Europeia
Amarante
Baião
Caminha
Fafe
Guimarães
Lousada
Matosinhos
Mondim de Basto
Paredes
Ponte de Lima
Viana do Castelo
Vieira do Minho