PATROCINADORES
Planeta Verde
SUSTENTABILIDA
DE

Voluntário ambiental

Neste episódio fomos até à aldeia de Uva em Vimioso e até ao Parque da Pinta em São Joanico para conhecer alguns dos voluntários que colaboram com a Palombar e a AEPGA. Dedicamos o programa à importância do voluntariado, neste caso, o ambiental.

Estes dois projetos contam com o apoio precioso e regular de voluntários nacionais e internacionais para proteção da natureza e conservação do património rural nacional. A Palombar é uma organização não governamental de ambiente sem fins lucrativos, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A área de intervenção da Palombar é principalmente a região de Trás-os-Montes.

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não-governamental de ambiente. Criada 2001, o seu trabalho tem sido sobretudo orientado para a preservação do Burro de Miranda, a sua promoção e dignificação, não só enquanto património genético, mas também como importante património cultural. Nesse sentido, além da proximidade que mantém com os criadores, de forma a garantir o bem-estar de burros e mulas, tem vindo a organizar atividades que divulguem a riqueza cultural do solar deste animal – o Planalto Mirandês.

×