ESTSP - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
A ESTSP, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, surgiu com o Decreto-Lei n.º 175/2004, de 21 de Julho, embora as suas raízes históricas sejam bem mais longínquas.
A ESTSP ministra 7 mestrados, sendo dois destes cursos em parceria com outras Instituições de Ensino Superior. Desde o início, estes projetos formativos apresentaram-se como inovadores e de grande prestígio, contribuindo, conjuntamente com os cursos de pós-graduação e cursos de formação contínua, para o aumento da notoriedade da instituição e para o fomento da articulação e cooperação com outras entidades. Atualmente a ESTSP tem ao dispor uma grande oferta de formação contínua variada, inovadora e relevante, abarcando um vasto número de áreas, temáticas e técnicas.
A ESTSP é atualmente, na área da Saúde, a maior Instituição de Ensino Superior em Portugal e é a terceira maior Escola do Instituto Politécnico do Porto - maior Instituição de Ensino Superior Politécnico em Portugal – com cerca de 2200 estudantes. Distingue-se não só pelo vasto leque de cursos que oferece, mas também pela sua dinâmica de crescimento com qualidade, mantendo forte cooperação com um vasto número de Instituições públicas e privadas, traduzida em mais de 500 protocolos firmados, que visam colaboração ao nível do ensino, incluindo estágios para os estudantes da ESTSP, investigação e atividades de extensão à comunidade e prestação de serviços de inovação.
A ESTSP participa em programas europeus de formação e mobilidade de estudantes e professores, permitindo o incremento da dimensão Europeia dos estudantes e o fomento do intercâmbio cultural no contexto de internacionalização de programas de alargamento de mercado de trabalho. A maioria destes projetos de mobilidade decorre ao abrigo do programa de mobilidade Erasmus, atualmente Erasmus +, tendo a ESTSP mais de 50 contratos bilaterais estabelecidos com Instituições de Ensino Superior da Comunidade Europeia que permitem a mobilidade de estudantes, pessoal docente e não docente inter institucional. Para além dos projetos de mobilidade efetuados ao abrigo do Erasmus +, a ESTSP realiza intercâmbios, principalmente de estudantes, com o Brasil entre outros países, sendo por isso a Escola do IPP com maior número de estudantes em programas de mobilidade para o Estrangeiro, proporcionando a estes uma inigualável experiência de internacionalização.
Tendo em consideração a política de aproximação à comunidade, a ESTSP tem uma dinâmica muito própria, realizando diferentes tipos de atividades com as mais variadas comunidades envolventes, promovendo um ensino-aprendizagem em contextos reais. Ao nível técnico-científico a ESTSP desenvolve diversas atividades no âmbito da formação e investigação. Através da sua Unidade Móvel de Saúde/Clínica Pedagógica, a ESTSP presta atividades à comunidade circundante (ex: Escolas, Lares de Idosos, IPSS, espaços na cidade, entre outros), incluindo rastreios, atividades e ações de sensibilização no âmbito da educação para a saúde.