O conceito de agrotecnologia é cada vez mais pensado pelos profissionais agrícolas. Produtividade no campo, maior lucratividade de negócio, mais rapidez nas tarefas e eficácia no resultado final, são características inerentes a este termo.
A agricultura é vista como a alavanca de produção da maioria dos alimentos. Com o início na época neolítica, acredita-se que esta atividade tenha mais de dez mil anos. Surgiu como forma de alimentação própria por parte dos indivíduos dos povos desse período e foi evoluindo até se tornar um setor rentável nos dias de hoje.
Embora este setor esteja associado ao tradicional, com o passar do tempo a necessidade de melhorar tornou-se prioridade.
O avanço tecnológico foi-se alocando a vários setores, com o objetivo de os desenvolver. O setor agrícola começou a focar-se na evolução e adotou métodos tecnológicos que permitissem rentabilizar custos e tempo, alcançando uma eficácia de resultados maior.
O desenvolvimento tecnológico agrário permitiu aumentar a praticidade de tarefas como o semeio, o armazenamento de informação e dados, a vigilância rápida dos terrenos e a colheita inteligente. Pragmatismo, rapidez e robotização de tarefas, são palavras chave no desenvolvimento tecnológico da agricultura.
A Associação Fraunhofer Portugal Research, é uma associação privada sem fins lucrativos fundada pela Fraunhofer-Gesellschaft. Considerada a maior organização de investigação aplicada da Europa, auxilia a ligação da inovação ao setor, tornando-se uma força matriz na inovação, com a exploração de inovações tecnológicas focadas no crescimento económico, no bem-estar social e na melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores finais.
A criação de conhecimento científico capaz de gerar valor acrescentado aos seus clientes e parceiros é foco desta associação.
A Fraunhofer Portugal proporciona a ligação entre os centros de investigação próprios e outras instituições de investigação e parceiros da Indústria, com o propósito de progredir o avanço direto para todas as empresas benéficas para a sociedade.