A qualidade vinícola do Norte de Portugal associado ao Enoturismo

Portugal tem uma longa tradição vitivinícola que se traduz numa excelente qualidade produtiva de vinho. Com uma vasta distinção de prémios e um reconhecimento internacional, esta atividade surge como uma mola de incentivo ao turismo no país, designado como o reconhecido conceito de Enoturismo.

O Vinho sempre desempenhou um papel de relevo em todas as civilizações, tornando-se fonte de lendas e inspiração de mitos.

A criação do Vinho em Portugal é caracterizada por todo um processo complexo, que exige rigor desde a escolha do local, onde será plantada a uva, enraizada por microclimas e várias castas exclusivas do território nacional.

O Norte de Portugal produz vinhos de qualidade única, com uma diferenciação acentuada. Se o Vinho do Porto tem fama mundial, os vinhos verdes do Douro são dos bens mais conceituados da região e são um fator de contribuição para a notoriedade de Portugal no exterior.

O Vinho

O Vinho Alvarinho branco é uma casta branca da espécie da Vitis Vinífera, originária de norte de Portugal. Considerada a mais ilustre das castas brancas portuguesas, produz um vinho de exceção, originário de Melgaço, Região dos Vinhos Verdes. Possui características como o alto teor de açúcar, é delicado com um cheiro agradável e tem uma forte estruturação, o que resulta em Vinhos com uma taxa de álcool maior e alta acidez.

A viagem pelos sabores dos vinhos motivou a presença de um maior número de pessoas em locais que produzem esta bebida. A este facto associa-se um termo criado recentemente, o Enoturismo. Esta conceito é caracterizado pela atividade que cria roteiros enoturísticos, sejam rurais ou urbanos e permite experienciar todo um processo de produção e finalização que o vinho detém.

“Juntar o útil ao agradável”, é um velho ditado português que representa a ‘Quinta do Soalheiro’. Pioneira na criação do vinho Alvarinho no Norte, é uma referência internacional para os Vinhos de casta branca, com um intrínseco e perfeito soalheiro, integrado na paisagem tipicamente minhota que a rodeia.

O Vinho

Localiza-se em Melgaço, considerado o ponto mais Norte de Portugal, é protegido por um conjunto de serras que criam as condições ideais para tornar o processo perfeito para a maturação das uvas da casta Alvarinho e um consequente vinho de sublimidade.

O Vinho

Este espaço é assinalado pelos famosos vinhos que concebe, complementando com a possibilidade de visitar a adega onde nascem, e dá oportunidade de acompanhar todo o processo, para no final, degustar o produto acompanhado de uma vista panorâmica sobre Monção e Melgaço.

sobre o Porto Canal contactos política de privacidade
© 2025 Porto Canal - todos os direitos reservados.