Americanos utilizam IA para aconselhamento sobre relações

Que a Inteligência Artificial chegou para ficar, não restam dúvidas. A revolução está em marcha e a realidade é que se trata de um recurso cada vez mais utilizado um pouco por todo o mundo. A influência da IA está à vista de todos, sendo mobilizada inclusive para áreas mais pessoais, nomeadamente ao nível das relações amorosas...

Reportagem da rede CNBC com dados reveladores

Em fevereiro, uma reportagem da rede CNBC revelou que os americanos recorrem cada vez mais aos designados chatbots para terem conversas com propósitos amorosos.

Esta é uma forma de contrariar alguma ansiedade social e quebrar barreiras numa sociedade que denota cada vez mais dificuldades nas relações interpessoais e que por vezes prime por uma atitude "defensiva". Há mesmo quem altera a localização no momento da utilização por questões de segurança, procurando salvaguardar-se, tal e qual como quando se recorre a um serviço como o ExpressVPN que permite encriptar os dados do utilizador.

Na reportagem em causa, apoiada nos dados da plataforma IA Polfish, a revelação é de que, no primeiro mês de 2024, um em cada três americanos, com idades entre os 18 e os 34 anos, recorre ao ChatGPT para aconselhamento sobre relacionamentos. Nas mulheres, esse índice cai para 14%.

O recurso a esse tipo de tecnologia, bem como a aplicativos de namoro, é cada vez menos um tabu.

 

ChatGPT e apps de namoro

Para além de revelar o recurso dos americanos ao ChatGPT para aconselhamento, a mesma reportagem também revelou que a utilização da inteligência artificial vai mais além no domínio amoroso.

Nos dias que correm, aplicações como o Tinder, que recentemente anunciou uma funcionalidade tendo em vista o reforço da segurança, ou o Bumble são particularmente populares. A CNBC falou com alguns americanos que assumiram que, após o primeiro contacto com mulheres através desse tipo de aplicação, copiam a mensagem recebida para o ChatGPT e programam o chatbot no sentido de desenvolver uma conversa com a finalidade de marcar um encontro. Um dos inquiridos revela mesmo que já teve sucesso recorrendo a este método.

Por norma, as apps de namoro têm serviço de GPS, permitindo identificar quem está à volta do utilizador, embora a localização possa ser alterada. Na reportagem, um americano revela que lançou tanta informação no chatbot que o resultado foi a de uma piada com a distância que não caiu bem "do outro lado".

Assistentes artificiais para namoro

Atendendo a esta tendência comportamental, foram vários os especialistas que encontraram aqui uma oportunidade de negócio e desenvolveram ferramentas de Inteligência Artificial totalmente dedicadas ao namoro.

No fundo, foram várias as startups criadas e especificamente direcionadas para este tipo de opção. O Rizz é exemplo de assistente de namorado baseado na Inteligência Artificial que foi lançado em 2022. Atualmente, conta com mais de 3,5 milhões de downloads e tem um milhão de utilizadores ativos mensalmente.

Estas empresas vivem, naturalmente, das assinaturas dos seus utilizadores, assim como as aplicações de namoro desenvolvem planos premium. Recentemente, o Mozilla alertou para a falta de privacidade das aplicações de namoro online.

Free Stock Art Illustration of Dating App Couple Social Media Relationship Man Woman Stock Photo

 

Viver com a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial começa a ser um recurso aplicado a vários domínios da vida humana. O caso dos relacionamentos é mais um grande exemplo disso mesmo, já que estamos falando de um aspeto bastante pessoal e íntimo.

 

sobre o Porto Canal contactos política de privacidade
© 2025 Porto Canal - todos os direitos reservados.