O mundo ‘parou’. Há 1 ano atrás, milhares de alunos, envolvidos na rotina comum do dia-a-dia, depararam-se com um fenómeno que os obrigou a mudar. Uma das mudanças mais radicais foca nas aulas online, aprender à distância passou a ser o novo normal.
A escolha pelo ensino à distância, como forma de contornar o distanciamento social exigido, tem sido o meio que permite não estagnar a educação. Começou por ser uma novidade, para alguns assustadora, mas rapidamente se tornou comum.
O ensino por intermédio de recursos tecnológicos atua atualmente em Portugal e no mundo. A nível de características, este tipo de ensino pouco convencional, permite uma maior abertura: eliminando possíveis barreiras de acesso e ampliando a capacidade multifuncional do indivíduo; Flexibilidade: de espaço, de tempo, de ritmo de aprendizagem e de adaptação; Eficácia e autonomia: o aluno cria a sua forma própria de ser e de aprender e o “peer pressure”, associado ao mundo social das escolas, não interfere neste processo; Económico: as despesas associadas às deslocações deixam de existir; Padronização: evita a transmissão de conteúdos de forma estandardizada e a discrepância de níveis de formação diminui.
Este novo sistema de aprendizagem bidirecional, requer que os alunos tenham acesso a materiais informáticos, nomeadamente computadores e internet.
A Galp é um grupo de empresas portuguesas no setor da energia. Com o foco direcionado para o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis, criam soluções simples, flexíveis e competitivas que combatem as necessidades energéticas de todos. Com uma diversidade de serviços, esta entidade oferece várias formas de energia, como eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e combustíveis líquidos.
O grupo Galp criou, em 2009, uma instituição sem fins lucrativos, onde a missão é servir a comunidade e o desenvolvimento sustentado, a Fundação Galp. Desde o primeiro dia, o foco é direcionado para o desenvolvimento da sustentabilidade assente na educação e na proteção do ambiente.
De forma a enfatizar os objetivos da Fundação Galp, a companhia já entregou cerca de 1300 equipamentos informáticos a mais de 20 agrupamentos de escolas para auxiliar e apoiar o ensino à distância. Foram mais de 700 computadores doados a várias escolas e mais de 600 disponibilizados a filhos de colaboradores da instituição.
Estas ofertas de material elucidativo são feitas em coordenação com a Student Keep, a plataforma solidária de angariação de equipamento informático e posterior doação a alunos, criada no início da pandemia.
O mundo é movido pela educação e garantir que os alunos continuam a ter acesso às aulas, agora de forma online, é essencial. A doação de material informático é uma forma de melhorar a adaptação a este novo mundo educacional.