Principais nomes do desporto em Portugal.
Existem eventos capazes de prender a atenção de todos e unir a nação em torno de um ideal comum. Quase sempre esses eventos são desportivos! Acompanhar a jornada da Seleção Nacional ou dos atletas portugueses numa competição é dividir as alegrias e as tristezas, acreditar no impossível e ter o coração inundado de orgulho.
Esta paixão pode ser medida. Em 2021, os eventos de maior audiência na televisão portuguesa foram os desportivos. O Campeonato Europeu de Futebol foi a responsável pelos maiores picos de audiência, e jogos da Seleção de Portugal contra a Bélgica, França e Alemanha foram os três eventos mais assistidos. A Liga dos Campeões, a Taça de Portugal e as partidas de classificação para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2022 completam a lista.
Todo o amor tem um destinatário, e quando se fala em desportistas de Portugal as opções são muitas, ainda que exista um que arrasta verdadeiras multidões por onde passa.
O futebol é o terreno mais fértil do desporto nacional, onde os craques fazem sucesso dentro e fora de casa. Mas não existe ídolo maior no país que Cristiano Ronaldo. Eleito cinco vezes como melhor jogador do mundo, CR7 regressou ao Manchester United para mais uma época na relva inglesa.
Ainda no planeta da bola, Bruno Fernandes, companheiro de Cristiano Ronaldo no United, é um dos nomes de grande destaque assim como Bernardo Silva e Rúben Dias, que militam nas fileiras do rival Manchester City. Em Espanha está a jogar, ainda que com menos destaque do que o esperado, a jovem estrela do Atlético de Madrid, João Félix.
No futsal, a estrela maior é Ricardinho. O ala marcou o seu nome quando liderou a Seleção Nacional ao inédito título Mundial em 2018. A história de Ricardinho com a camisola portuguesa é notória. Ele disputou 187 jogos e anotou 141 golos, uma autêntica máquina. No entanto, vale destacar que o jogador eleito seis vezes o melhor do mundo aposentou-se da Seleção e continuará no desporto por clubes.
Portugal fez uma brilhante campanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando atingiu o seu melhor resultado de sempre, com 4 medalhas na competição.
O ouro e a prata vieram no triplo salto masculino e feminino, respetivamente. Pedro Pichardo e Patrícia Mamona foram os responsáveis e, além do êxito Olímpico, os dois foram eleitos os atletas do ano pela Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID). As outras duas medalhas foram conquistadas pelo judoca Jorge Fonseca e o canonista Fernando Pimenta, ambos ganharam bronze.
Fora dos campos de futebol e das pistas de atletismo, Portugal conta com representantes de peso em modalidades de desportos mentais, como o poker e o xadrez. No primeiro, André Coimbra é um nome destacado. O conimbricense é profissional desde 2008 e no seu canal de streaming, além de jogar, também ensina estratégias do jogo. Já no tabuleiro, os lusos são representados por Jorge Ferreira, o número 1 no ranking nacional, que recentemente sagrou-se campeão nacional de Partidas Semirrápidas da época 2020/2021.
As motos e os carros também contam com os seus heróis. No MotoGP, o piloto Miguel Oliveira é quem enche de orgulho os lusos. Ele tem no seu currículo uma das vitórias mais inesquecíveis da modalidade quando ultrapassou Jack Miller na última curva e conquistou a vitória no circuito Red Bull Ring, na Áustria. Já nas quatro rodas, o país conta com dois campeões do mundo. António Félix da Costa foi avassalador, ganhou o título e registrou a maior margem de um campeão para um vice de sempre na Fórmula E. Felipe Albuquerque fez a festa e ganhou o Mundo de Resistência no WEC, o ELMS europeu e a icónica prova de Le Mans.
Esses são alguns dos mais destacados desportistas portugueses. O país conta com projetos de desenvolvimento de talentos e aposta forte na nova geração de nomes que chegará para somar ao já estrelado hall da fama. O futuro pede passagem, mas jamais esqueceremos também das estrelas do passado, Eusébio, Luís Figo, Vítor Baía, Rui Silva, Rosa Mota, Carlos Alberto de Sousa Lopes, Fernanda Ribeiro, Carlos Lopes e demais compatriotas que enchem o seu povo de orgulho.