Num mundo cuja vivência se baseia inteiramente no processamento de informação em constante atualização, são cada vez mais as organizações que recolhem volumes incomensuráveis de dados cuja interpretação garante o acesso a novas e valiosas perspetivas.
Num mundo cuja vivência se baseia inteiramente no processamento de informação em constante atualização, são cada vez mais as organizações que recolhem volumes incomensuráveis de dados cuja interpretação garante o acesso a novas e valiosas perspetivas.
De modo a alcançarem este cobiçado tesouro, o número de empresas que procuram por profissionais qualificados que saibam traduzir a complexidade destes mesmos dados em informação concreta e tangível tem vindo a aumentar substancialmente, razão pela qual o papel desempenhado por um Data Analyst se torna preponderante nesta situação em particular.
A bem da verdade, um curso de Data Analyst eficaz (como aquele que é oferecido pela Wild Code School) vai muito para lá do ensino dos princípios da recolha de dados e da análise estatística; os estudantes que frequentam um curso deste género passam por um processo de aprendizagem intensiva e em contexto real de mercado, o que lhes permite adquirir competências técnicas e transversais imprescindíveis no fornecimento de informação a interlocutores de topo que têm decisões cruciais a tomar a nível empresarial.
O papel de um Data Analyst na atual paisagem empresarial
Um analista de dados erige a ponte entre dados em bruto e perspetivas a partir das quais é possível optar pelos procedimentos mais adequados, recorrendo às suas competências de especialização para conseguir identificar padrões, tendências e estabelecer correlações que poderão passar despercebidas a qualquer outra pessoa.
Ao aplicar os conhecimentos que adquiriu relativamente a ferramentas e metodologias, é possível ao Data Analyst converter números abstratos em informação legível, traçando, assim, o caminho para a tomada estratégica de decisões empresariais.
Uma das mais poderosas ferramentas do arsenal de um Data Analyst é, precisamente, a capacidade de visualização de dados; esta técnica permite a um profissional apresentar informação em formato pictórico ou através de gráficos, o que só vem facilitar a compreensão da parte de outros intervenientes de tendências e padrões de dados complexos.
O poder da visualização de dados
A visualização de dados desempenha um papel fundamental na tomada de decisões a nível empresarial por diversas razões:
- Facilidade de compreensão
A generalidade das pessoas faz muito melhor figura a processar informação visual do que dados em bruto; o recurso a tabelas, gráficos ou infografia contribui para uma comunicação mais eficaz e imediata de dados complexos que, desta forma, assumem um formato minimamente compreensível.
- Identificação de tendências e padrões
Ao apresentar dados por via de um formato visual, o Data Analyst torna facilmente identificáveis todos os géneros de padrões, tendências e atipicidades; esta destreza contribui para a celeridade do processo de tomada de decisões.
- Storytelling a partir de dados
A apresentação visual de dados tem sempre algo de convincente para contar, o que faz com que a mesma se configure como uma ferramenta eficaz de comunicação persuasiva num ambiente empresarial, assegurando, assim, a participação de acionistas, a par da colocação em prática de iniciativas estratégicas a partir de storytelling.
Uma base sólida em visualização de dados é uma valiosa componente de qualquer curso de Data Analyst, oferecendo àqueles que os frequentarem todo o treino necessário ao domínio eficaz destas competências.
- Visualização de dados e tomada de decisões empresariais
Num processo de tomada de decisões empresariais, a visualização de dados serve um duplo propósito – não só proporciona assistência na tomada informada de decisões, como também comunica essas decisões de uma forma percetível através da explanação dos raciocínios que sustentam as mesmas.
Por exemplo, um analista de dados poderá usar um mapa térmico para representar visualmente dados relativamente a vendas, destacando simultaneamente as regiões em que o produto comercializado pela empresa regista um bom desempenho e aquelas em que é necessário empreender melhorias.
Esta visualização faz as vezes de um guia que explica onde será melhor investir um pouco mais em marketing ou na otimização dos processos de produção.
Ao mesmo tempo, um gráfico cronológico (ou uma linha temporal) é capaz de demonstrar o impacto de venda de um produto acabado de lançar, proporcionando uma visão clara quer dos seus pontos fortes, quer dos seus pontos fracos.
Em conclusão: a visualização de dados como uma competência basilar
À medida que os dados continuam a assumir um papel cada vez mais central no âmbito da tomada de decisões empresariais, também aquele que é desempenhado pelo Data Analyst tem vindo a tornar-se fulcral.
Um curso de Data Analyst que se preze munirá os seus formandos de todas as competências técnicas e transversais de que necessitam para se excederem na sua profissão, incluindo, sobretudo, a cada vez mais valorizada competência de visualização de dados.
A visualização de dados traz clareza a conjuntos de dados complexos, permite a rápida identificação de tendências e padrões e conta histórias que suportam e justificam a tomada de determinadas decisões estratégicas.
Em suma, trata-se de uma poderosa ferramenta de que qualquer aspirante a analista de dados carece e que poderá obter através da formação mais indicada, de modo a poder contribuir para a moldação do futuro da tomada de decisões empresariais.
Foto de: Markus Spiske/Unsplash