Orquestra desafinada

19-06-2016 22:14:30 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Jorge Araújo

Tal como a um maestro, ao treinador da seleção nacional de futebol exige-se-lhe que “conduza os músicos” (no caso da seleção nacional os jogadores) de forma a tomarem as suas próprias decisões e improvisarem aqui e ali. Mas tal nunca pode acontecer à revelia de músicos ou jogadores esquecerem o objetivo comum previamente estabelecido e que o todo tem de ser maior que a soma das partes.

Neste caso do Europeu 2016 em curso, temos justificadamente como meta sermos campeões europeus. E para o conseguirmos exige-se à orquestra/seleção nacional a sintonização coletiva necessária.

Vejamos o exemplo de uma banda de jazz.

Os músicos seleccionam primeiro uma estrutura musical à volta da qual vão trabalhar. “Vamo-nos mover entre esta chave musical e aquela”, ou, “vamos começar neste tom e a seguir produzir variações à sua volta”.

São todos responsáveis por, à vez, improvisar e produzir uma variação à volta desse tema. Uma estrutura do tipo “começamos pelo solo de trompete, segue-se a bateria”, segundo uma ordem em que cada músico actua à vez.

Como se pode verificar, os músicos criam previamente determinadas fronteiras a partir das quais improvisam dentro de certos limites. Claro que no treino e preparação que desenvolvem, por vezes instala-se a dúvida quanto ao que fazer a seguir e geram-se naturais confusões e conflitos que urge afinar.

Precisamente o que terá acontecido também com toda a naturalidade aos jogadores da seleção nacional de futebol durante o respetivo período de preparação. Mas uma vez em plena competição europeia, tal como no momento de exibição pública de uma orquestra, é exigido aos executantes (músicos ou jogadores) uma base estrutural de disciplina coletiva a partir da qual se tornará possível sempre que necessário a cada um improvisar, inovar e criar nos limites do desconhecido. O que ainda não foi o caso no jogo com a Austria.

Melhorámos em termos gerais e foi maior o número de jogadores que demonstrou atitudes e comportamentos conformes com a importância do que estava em jogo. Mas faltaram ainda a expressão coletiva necessária e, principalmente, uma fundamental eficácia ofensiva.

E cabe agora ao selecionador nacional Fernando Santos, qual maestro de orquestra, facilitar a descoberta do porquê da manutenção de alguns dos erros cometidos no jogo de abertura e das ainda manifestas e preocupantes hesitações na tomada de decisões ofensivas. Principalmente gerindo sentimentos e emoções, quer no plano individual, como do grupo. E exigindo aos jogadores que sejam capazes de se centrarem no que são os seus pontos fortes e assumirem as suas responsabilidades, demonstrando total empenho e sentido de urgência ao longo de todo o tempo de jogo.

Confesso que me surpreendeu pela negativa o medo de errar de alguns e a sobranceria de outros ao persistirem em mostrar pormenores técnicos perfeitamente escusados face à urgência de sermos muito mais eficazes.

Entretanto e tal como nas orquestras, começa a ser curto no espaço e no tempo que resta até à próxima “subida ao palco” garantir que não continuem a desafinar e, principalmente, que assistir às suas “exibições” não continui a ser uma enorme desilusão.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha