Pepe e Ronaldo somaram invulgar 'dobradinha' europeia

11-07-2016 10:53:38 | Porto Canal
Pepe e Ronaldo somaram invulgar 'dobradinha' europeia
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Cristiano Ronaldo e Pepe entraram domingo no restrito lote de futebolistas que conquistaram a Liga dos Campeões e o Campeonato da Europa no mesmo ano, depois do triunfo de Portugal na final do Euro2016.

Com a camisola do Real Madrid, os dois jogadores lusos levantaram a 'Champions' a 28 de maio, no Estádio de San Siro, em Milão, e, passado pouco mais de um mês, arrebataram o Europeu de seleções em Saint-Denis, após um triunfo por 1-0 sobre a França, após prolongamento.

Na história, apenas sete jogadores, entre espanhóis e holandeses, haviam alcançado tal feito, sendo que os portistas Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Maniche, Costinha, Deco e Paulo Ferreira haviam estado muito perto em 2004.

Durante 24 anos, o espanhol Luis Suárez foi o único jogador que teve o direito de se 'gabar' de ser campeão europeu por equipas e seleções na mesma época, quando ajudou o seu país a conquistar em 'casa' o Europeu de 1964, depois de levantar a Taça dos Clubes Campeões com os italianos do Inter de Milão, curiosamente contra o Real Madrid (3-1).

O 'monopólio' do médio andaluz foi quebrado 1988 por uma 'armada' holandesa composta por Hans van Breukelen, Ronald Koeman, Berry van Aerle e Gerald Vanenburg, que levaram a 'laranja mecânica' ao título na Alemanha, derrotando a União Soviética na final (2-0), e o PSV ao topo da Europa, à custa do Benfica (0-0, 6-5 nas grandes penalidades).

Coincidência ou não, foram precisos mais 24 anos para a lista adquirir novos membros e novamente de nacionalidade espanhola, com a introdução de Fernando Torres e Juan Mata.

Em 2012, os dois ajudaram o Chelsea a conquistar a 'Champions' em Munique, precisamente contra o Bayern (1-1, 4-3 nas grandes penalidades) e marcaram no triunfo da Espanha sobre a Itália (4-0), na final do Europeu, em Kiev.

No domingo, Pepe, que foi eleito o melhor em campo, e Ronaldo, que teve de sair aos 25 minutos, por lesão, juntaram-se ao lote, com o 'capitão' da seleção nacional a reforçar ainda mais o seu estatuto de 'lenda'.

Em contraponto, o francês Antoine Griezmann, melhor marcador do Euro2016, passa a fazer companhia ao alemão Michael Ballack, ao perder a final da Liga dos Campeões, com o Atlético de Madrid, e do campeonato da Europa no mesmo ano.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha