António Costa pediu à seleção para 'vingar' derrota com a França em 1984
O primeiro-ministro, António Costa, visitou hoje a seleção portuguesa de futebol, que prepara o Euro2016 na Cidade do Futebol, em Oeiras, e aproveitou para pedir à equipa que 'vingue' a derrota com a França, no Europeu de 1984.
"A minha geração, relativamente a Europeus, tem uma frustração para resolver desde 1984. Espero que desta vez vinguemos aquele golo aos 119 minutos de Platini. Estamos muitos anos à espera dessa desforra", afirmou António Costa, referindo-se ao jogo das meias-finais do Campeonato da Europa desse ano, que decorreu precisamente em França.
Numa visita que durou cerca de 30 minutos, sempre na companhia do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e dos restantes membros da direção, o primeiro-ministro assistiu ao início do treino da seleção, tirou uma foto com a equipa e recebeu uma bola autografada por todos os jogadores que vão representar Portugal no Euro2016.
"Vim desejar as maiores felicidades à nossa seleção. Tem sido um século de ouro da seleção portuguesa em campeonatos europeus. Com uma única exceção, fomos sempre finalistas ou semifinalistas e esta seleção tem toda a qualidade para ser capaz de nos dar uma enorme alegria e ir ainda mais longe", referiu.
António Costa esteve também alguns minutos à conversa com Cristiano Ronaldo e confessou que abandonou a Cidade do Futebol menos 'angustiado' com a situação física do capitão da seleção nacional.
"Conforto-me que está em grande forma. É uma das angústias que todos temos. Está em grande forma e podemos ter um super Ronaldo", disse o governante.
O primeiro-ministro destacou ainda a "qualidade" e o "profissionalismo" dos jogadores portugueses, as "capacidades" do selecionador Fernando Santos e "organização de excelência" da FPF.
"A partir de agora é Portugal, Portugal, Portugal", afirmou Costa, que vai assistir ao vivo ao encontro frente à Áustria, a 18 de junho, em Paris.