Jornais franceses revelam tristeza nacional após vitória de Portugal

11-07-2016 11:41:22 | Porto Canal
Jornais franceses revelam tristeza nacional após vitória de Portugal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Os jornais franceses revelam, na manhã desta segunda-feira, a decepção da França depois de Portugal ter conquistado o título europeu

A primeira página do L'Équipe, titulada "Esmagados”, é ilustrada com uma fotografia do jogador francês Pogba com a camisola a tapar-lhe o rosto e, acompanhada do texto: "ao fim de uma triste final, os 'Bleus' inclinaram-se no prolongamento contra Portugal, que conquistou o seu primeiro troféu internacional".

O jornal desportivo considera que, em editorial de capa, ”os homens de Didier Deschamps caíram domingo face aos portugueses, sem génio mas mais realistas", e que "esta manhã a França acorda forçosamente com um sentimento de desperdício.

“Portugal era um adversário ao seu alcance, menos forte que a Alemanha, mas no futebol não é sempre, infelizmente, a melhor equipa que levanta a taça".

Num artigo do L’ Equipe intitulado "Ronaldo, do pesadelo ao sonho”, diz que "lesionado num choque com Payet logo ao oitavo minuto, o português [Cristiano Ronaldo] saiu lesionado, a desfazer-se em lágrimas, antes de acompanhar a consagração da seleção no banco”. Num segundo texto, avança que "só lhe falta a taça do mundo para completar um imenso palmarés" e num terceiro garante que "nada mais será igual no país de Cristiano Ronaldo”.

O Libértation revela na primeira página uma fotografia do jogador francês Griezmmann, de costas, com as mãos na cabeça, com o título "Como novatos" acrescentando que, "apesar da saída precoce de Ronaldo, a França se inclinou 1-0 face ao realismo português ao fim de um prolongamento sufocante".

Outro texto do Libération, designado ”0-1: A França K.O.”, explica que “o sólido coletivo português, rapidamente privado da sua estrela Ronaldo, resistiu domingo à noite aos ataques dos 'Bleus'" e que "a equipa portuguesa evoluiu, coletivamente, para um nível estratosférico, numa noite em que lhe roubaram o senhor e mestre Cristiano Ronaldo, lesionado no início, o que mostra que o futebol ainda é um jogo que se joga de forma coletiva".

A capa escolhida pelo jornal Le Figaro, o intitulada "E o sonho desfez-se?”, é ilustrada com Antoine Griezmann realçando que, “Cruel desfecho (...). Os 'Bleus', liderados por Griezmann, tentaram tudo para furar o muro português".

No editorial da capa pode lêr-se que, ”A França perdeu. Saudemos e felicitemos Portugal. O seu triunfo, obtido a grande custo, é também um pouco o nosso porque alguns dos seus jogadores nasceram e cresceram no nosso solo, como centenas de milhares dos seus compatriotas”.

O único jornal que publicou, na capa, uma fotografia da seleção portuguesa foi o "Aujourd'hui' en France" que retrata o momento em que os jogadores levantam a taça. O jornal com o título "Não era o nosso dia" acompanha a fotografia com a legenda: "Após um jogo dominado pelos 'Bleus', a França acabou por se inclinar a Portugal (1-0) no prolongamento".

Alguns títulos que se pode ler no jornal são: "Até que enfim que Portugal foi consagrado", "Cristiano Ronaldo, as lágrimas da alegria" e "Uma tribuna presidencial nervosa", com uma fotografia onde se vê os presidentes francês e português.

Segundo o diário, "o Stade de France pôs-se a cantar o fado", porque "os apoiantes portugueses, numerosos nas bancadas, deram a voz durante todo o encontro antes de explodir no final", ainda que "perder Cristiano Ronaldo no início da final do Euro fosse motivo para estragar o ambiente".

O "L'Humanité" demonstra o apoio de alguns franceses pela seleção francesa, no meio da multidão, a gritar 'Bleus' e com o título "Portugal 1 - França 0, mas 'obrigada por este momento".

O jornal descreve que "Uma bela festa, faltou só a apoteose”, e considera que "resta à França a felicidade de ter reencontrado uma equipa com a qual se identifica".

 

 

Porto Canal (AYB)

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha