Portugal pode voltar a fazer história nas meias-finais do Euro
A Seleção Nacional defronta esta quarta-feira, pelas 20h00, o País de Gales, em Lyon. A meia-final pode garantir a Portugal um lugar na final do Campeonato da Europa, pela segunda vez na sua história.
O confronto das duas equipas tem como objetivo principal conseguir um lugar na final do Euro 2016. Os britânicos estreiam-se na meia-final, porque nunca antes tinham estado tão avançados num torneio de seleções, enquanto que Portugal, depois do Euro 2004 com a derrota contra a Grécia, pode voltar a fazer história porque, conseguiria a segunda final de um Europeu.
A meia-final também se trata de uma questão de milhões. O Mundial 2006, que opôs Figo e Zidane, teve o melhor registo na história como o Campeonato Europeu mais caro. Nessa altura, os dois jogadores foram considerados os mais caros, hoje é Cristiano Ronaldo (94 milhões de euros) e o seu colega de equipa do Real Madrid, Bale (91 milhões de euros) que ocupam esse 'lugar'. A Federação Portuguesa também sai beneficiada, na medida em que, uma qualificação na final vale, no mínimo, 22,5 milhões, que se equipara ao Mundial 2006. Isto acontece caso a seleção sair vença, porque caso saia derrotada, o prémio é de cinco milhões, porém vencer o prémio é de oito milhões que pode aumentar para um total de 25,5 milhões de euros.
De regresso ao presente, Bale pode conseguir chegar aos 'calcanhares' de Cristianao Ronaldo e Messi, conseguindo a Bola De Ouro. No entanto, a luta vai ser dura para o jogador, pois terá de se mostrar em alta no jogo desta quarta-feira. Ronaldo, caso consiga um lugar na final com a seleção garante o prémio, que venceu três vezes.
Portugal nunca terminou um jogo das meias-finais de um Europeu ou Mundial com uma derrota e por isso, caso não perca aos 90/120 minutos, a equipa das Quinas pode ainda hoje conseguir um feito histórico. O capitão da seleção portuguesa pode também fazer história, destacando-se como o melhor marcador de sempre em Europeus, mas terá de superar os dois golos de Michel Platini. Ironia ou não, Lyon é o estádio onde Ronaldo pode superar Platini.
(AYB)