Portugal nas meias-finais de uma grande competição pela sétima vez. Quinta num Europeu

30-06-2016 23:04:09 | Porto Canal
Portugal nas meias-finais de uma grande competição pela sétima vez. Quinta num Europeu
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

A seleção portuguesa está nas meias-finais de uma grande competição pela sétima vez e quinta num Europeu, competição em que só falhou esta fase uma vez nas últimas cinco edições, em 2008.

Em Marselha, nos 'quartos' do Euro2016, Renato Sanches 'anulou' aos 33 minutos o tento inaugural de Robert Lewandowski, aos dois, e a formação das 'quinas' acabou por vencer na 'lotaria', repetindo as 'meias' dos Mundiais de 1966 e 2006 e dos Europeus de 1984, 2000, 2004, 2012 e 2016.

Portugal esteve em seis meias-finais, sendo que o saldo nesta fase é claramente negativo, com apenas um apuramento, conseguido há 12 anos, precisamente no campeonato da Europa realizado em solo luso, em 2004.

A 30 de junho de 2004, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o 'miúdo' Cristiano Ronaldo, de cabeça, aos 26 minutos, e Maniche, com um 'golão' de pé direito, aos 58, permitiram a Portugal bater a Holanda (2-1), que reduziu aos 63, num tento na própria baliza de Jorge Andrade.

De resto, Portugal acumulou frustrações em meias-finais, começando logo na estreia em fases finais: em 1966, ficou na memória a imagem de Eusébio a sair do relvado em lágrimas, depois do desaire com os 'magriços' face à Inglaterra (1-2).

Bobby Charlton, aos 30 e 80 minutos, apontou os dois tentos dos anfitriões, que conquistariam em casa o seu único título internacional, enquanto o 'Pantera Negra' marcou o insuficiente tento luso, aos 82, de penálti.

Dezoito anos depois, na estreia em Europeus, a seleção lusa voltou a chegar às meias-finais, para encontrar uma vez mais a seleção da casa e perder por 3-2, em Marselha, num embate decidido na parte final do prolongamento.

Os gauleses marcaram primeiro, por Domergue (25 minutos), mas um 'bis' de Jordão (74 e 98), servido por Chalana, virou o jogo, já no tempo extra, mas, quando a final parecia tão perto, Domergue 'bisou' (115) e Platini (119) sentenciou.

Portugal voltou à antecâmara da final em 2000 e para novo encontro com os gauleses. Em Bruxelas, Nuno Gomes adiantou o 'onze' de Humberto Coelho, mas Henry empatou e, em mais um prolongamento, decidiu Zidane, aos 117 minutos, de penálti.

Depois da meia-final vitoriosa de 2004, a formação das 'quinas' enfrentou uma terceira vez a França, no Mundial de 2016, e não houve duas, sem três. Decidiu novo penálti de Zidane, bem mais madrugador, aos 33 minutos.

Na anterior edição do Europeu, Portugal esteve, pela sexta vez, a um jogo da final, mas voltou a cair, desta vez na 'lotaria' das grandes penalidades (2-4, após 120 minutos sem golos), perante a Espanha, que viria a revalidar o título.

Quarta-feira, em Nyon, a formação das 'quinas' joga o apuramento para a final frente ao País de Gales ou à Bélgica, que se defrontam sexta-feira no segundo jogo dos 'quartos'.

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha