Payet considerado o melhor jogador da fase de grupos do Euro
Dimitri Payet, jogador Francês, é considerado pela UEFA o melhor e mais regular jogador desta fase de grupos do Euro 2016. Ronaldo está na corrida pelo melhor golo da competição, até ao momento.
Melhores jogadores:
Segundo o 'barómetro do jogador' da UEFA, o Françês Dimitri Payet é o melhor e mais regular jogador na competição, sendo que vem em 1º lugar desde o ínicio, seguido por Gareth Bale em 2º lugar. Toni Kroos, Cristiano Ronaldo e Ivan Perišić seguem-se na lista dos melhores. Cristiano Ronaldo registou a maior subida após o jogo com a Hungria onde bisou. Estes dados são suportados com base na explicação do 'barómetro dos jogadores'.
Apesar de Álvaro Morata (Espanha) e Gateth Bale (País de Gales) serem os melhores marcadores, com três golos cada um, é mesmo o Françês a ser considerado o melhor jogador e o jogador surpresa deste Europeu.
Dimitri Payet, jogador do West Ham, até a data não muito conhecido pelo público em geral, deu que falar aos 29 anos quando selou a vitória da França, ao marcar o 2-1, no jogo de abertura frente à Roménia.
Melhores equipas:
Selecionando a equipa surpresa desta competição reparamos de imediato na Hungria e na Croácia, ambas vencedoras dos respetivos grupos. Sendo que a Hungria não era de todo favorita a vencer um grupo onde também estava Portugal. Já a Croácia conseguiu tomar as rédeas do grupo ao vencer a bicampeã em título, a Espanha.
Abordando agora a panóplia de formações deste Europeu, constatamos que País de Gales e Hungria conseguiram ser as mais eficazes em frente à baliza totalizando seis golos cada uma. Portugal totalizou quatro golos, sendo que três foram apenas na última partida.
De acordo com a UEFA, Portugal foi mesmo a equipa mais atacante, fator que não foi suficiente para dar vitórias à formação Lusa.
A Seleção Nacional fez 69 remates, em que 22 foram na direção da baliza. Assim Portugal tem uma média de 23 remates por jogo, a melhor do Euro. A seleção das quinas conseguiu também por duas vezes acertar no poste da formação adversária.
A seleção mais eficaz na hora de passar a bola foi a Espanha com uma percentagem de passes efetuados de 93%, seguida da Alemanha e Portugal, com 91% e 89%, respetivamente.
Já a equipa mais sancionada com cartões foi a Albânia, com 10 cartões amarelos e um vermelho, no entanto a equipa mais faltosa foi mesmo a Roménia com 52 faltas cometidas.
Melhor claque:
O título de melhor claque vai para a Irlandesa, pacífica e simpática, justamente, para firmar a diferença com a equipa Inglesa, muito conotada com o hooliganismo e a violência.
Grande desilusão:
A Rússia, a organizadora do Mundial de 2018, foi a grande deceção, pelos resultados e o nível exibicional. Com a Inglaterra (1-1), evitou o pleno de derrotas, mas não o último lugar do Grupo B, face ao desaire com os estreantes Eslováquia (0-1) e País de Gales (0-3).
Melhor golo:
De momento os golos de Gera frente a Portugal e o de Ronaldo frente à Hungria estão classificados como os melhores, segundo o site de votações da UEFA.
(DYM)