Nani e Ronaldo marcaram e Portugal já soma 44 golos em Europeus
Cristiano Ronaldo, com dois golos, e Nani, com um, aumentaram hoje para 44 os golos da seleção portuguesa de futebol em Europeus, num 3-3 com a Hungria que valeu um lugar nos 'oitavos' do Euro2016.
Num embate em que esteve três vezes a perder, Portugal respondeu sempre, com Nani a marcar o primeiro, aos 42 minutos, a passe de Cristiano Ronaldo, que, na segunda parte, marcou os outros dois, aos 50 e 62.
Somando as fases finais do Mundial, a formação das 'quinas' passou a somar 87 golos, sendo que aqueles que formaram hoje a dupla de ataque já tinham marcado, tanto em fases finais de Europeus com do campeonato do Mundo.
Em Lyon, Nani, que cumprirá o seu 100.º jogo por Portugal nos 'oitavos', face à Croácia, apontou o seu 20.º golo pela formação lusa e segundo no Euro2016, depois do tento à Islândia (1-1), enquanto Cristiano Ronaldo, que faturou de calcanhar e de cabeça, viveu mais um dia de recordes.
No dia em que cumpriu a sua 129.ª internacionalização 'AA', mais duas que o anterior recordista Figo, Ronaldo reforçou o estatuto de melhor marcador da formação das 'quinas', com 'redondos' 60 golos, já mais 14 do que Pauleta e 19 em relação ao 'rei' Eusébio da Silva Ferreira.
Face aos húngaros, o 'capitão' luso, que bateu o recorde de jogos em Europeus, com 17, contra 16 do holandês Edwin van der Sar e do francês Lilian Thuram, tornou-se o primeiro jogador a marcar em quatro Europeus e em sete fases finais.
Agora com oito tentos em Europeus, depois de dois em 2004, um em 2008 e três em 2012, Ronaldo isolou-se no segundo lugar histórico, ultrapassando os oito do inglês Alan Shearer e ficando a um do recordista, o francês Michel Platini.
No que respeita à lista dos marcadores lusos, o '7' da formação das 'quinas' deixou para trás Nuno Gomes (seis tentos), no que respeita a Europeus, e Eusébio (nove), no que respeita ao somatório de todas as fases finais.