"Às 3 da manhã estávamos todos em baixo"

Fernando Santos, selecionador nacional, admitiu estar quarta-feira que o empate com a Islândia foi uma desilusão mas afirma que pouoco a pouco esse sentimento se vai transformando em vontade de dar a volta por cima já frente à Áustria.
"Posso garantir que a equipa está super motivada para vencer o jogo. Se me perguntasse quando me levantei acho que não estava, porque há sempre uma desilusão. Quando chegámos às 3 da manhã estávamos todos em baixo. Mal seria se não tivesse sido assim (...) Mas depois quando acordámos e começámos a falar uns com os outros, a moral já está a subir e estamos prontos para preparar o jogo com a Áustria", afirmou o técnico.
Menos de 24 horas depois do embate com a Islândia, o selecionador português apareceu com surpresa na sala de conferências de imprensa do Centro Nacional de Râguebi, no lugar de Renato Sanches, que tinha sido o jogador anunciado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O selecionador nacional admite uma equipa supermotivada para o jogo frente à Áustria e mantém o discurso afirmando que o objetivo se mantém o mesmo.
"Em termos de objetivos não muda nada. Não me viram nunca eufórico antes do jogo, nem depois dos 7-0 à Estónia. Também não estamos agora do lado contrário. Não passo do 8 para o 80. (...) Tenho o mesmo objetivo, dependemos só de nós para alcançar o objetivo", disse Fernando Santos.
O engenheiro justificou ainda a utilização de Ricardo Quaresma em apenas 15 minutos do jogo com a Islândia com a certeza que contará com a total disponibilidade do jogador português.
"O Ricardo estará totalmente disponível para jogar, se for caso disso e se eu assim o entender. Em termos psicológicos estava no seu top, em todos os jogos que fizemos na fase de qualificação colocaram-no muito bem e isso é muito importante para nós. Não era um quadro de lesão, mas era um quadro propenso a poder correr o risco de vir a ter uma lesão e não tinha condições para jogar muito tempo. Se fosse um jogo particular poderia ter jogado, como era um jogo oficial não tínhamos a certeza se podíamos jogar muito tempo", afirmou Fernando Santos.
Mesmo assim, Fernando Santos lamentou algumas palavras ditas pelo selecionador islandês, o sueco Lars Lagerback, que na altura visaram Pepe e Cristiano Ronaldo, pondo em causa o profissionalismo e honestidade dos dois jogadores do Real Madrid.
"Mais que os jogadores, os treinadores deviam ter ponderação na questão do fair-play. Deve começar por nós. E o senhor Lagerback antes do jogo não teve um fair-play muito correto", concluiu.
Portugal passa agora a preparar o encontro com a Áustria, da segunda jornada do Grupo F, que está agendado para sábado, no Parque dos Príncipes, em Paris.