O Porto Canal

Perto de si

Viseu

A cidade de Viriato é mais do que os monumentos que respiram a nossa história. É também o legado arquitetónico e a memória. Os museus que pode visitar estão aqui apresentados e há ainda segredos que o convidamos a desvendar. Fica aqui uma breve introdução ao muito que pode visitar e descobrir em Viseu. Aventure-se a conhecer o nosso território imperdível!

No coração do imenso planalto de solo granítico protegido pelas serras da Estrela, Montemuro e Caramulo, a cidade de Viseu é reconhecidamente a capital de uma das mais singulares regiões vitivinícolas de Portugal – e mesmo da Europa, apresentando características que se assemelham a algumas das emblemáticas regiões francesas.

Cidade capital de vinhos elegantes e aristocráticos, alberga o belíssimo Solar dos Vinhos do Dão e espraia a sua matriz e influência pelas margens do rio que batiza esta região única e peculiar – uma região feita de vinhedos que rasgaram clareiras por entre pinhais para dar origem a vinhos extraordinários.

Viseu é simultaneamente o ponto de partida e de chegada para a degustação dos grandes vinhos do Dão. Porque só aqui pode sentir-se a atmosfera urbana de uma cidade especial em que se respira a proximidade afetiva dos vinhedos do Dão. E porque o afeto também faz parte do “terroir”, essa múltipla conjugação de clima, território, diferentes tipos de solo e simbiose das vinhas com o meio envolvente.

Por terras de Viseu, cidade milenar, capital histórica e natural das terras do Dão, descobre-se um “terroir” que nos remete para vinhos difíceis de encontrar noutras regiões portuguesas – vinhos com frescura, acidez, mineralidade e estrutura que se caracterizam pela sua elegância, por uma capacidade de envelhecimento invulgar e pelo potencial gastronómico necessário para se conseguirem harmonizações perfeitas.

Quando, no mundo inteiro, o vinho é cada vez mais indissociável do enoturismo, é difícil encontrar em Portugal melhor destino do que Viseu e as terras do Dão. Porque nenhuma outra região demarcada portuguesa tem a sua cidade emblemática assim paredes-meias com os vinhedos que lhe dão origem.

A atribuição do epíteto de Cidade-Jardim a Viseu não é de agora. Entre os anos 20 e 30 do século XX, diversos executivos municipais promoveram melhoramentos a nível dos espaços públicos da cidade. As autênticas manchas florestais constituídas pelo Parque do Fontelo e pela Cava de Viriato conjugavam-se com os diversos jardins (alguns de criação recente) e com o crescente número de árvores rodeando as novas artérias urbanas. Os guias turísticos dos anos 40 do século XX e os relatos dos viajantes que demandavam a cidade por essa altura já faziam eco dessa fama de cidade-jardim.

A consagração institucional desse epíteto está documentada desde 1935, através da promoção turística desenvolvida pela Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu, uma das dezenas de entidades similares criados pelo regime republicano, em 1921, para o desenvolvimento do turismo a nível local.

Responsável pelo surgimento dos primeiros cartazes turísticos da cidade em 1928, a referida Comissão, já sob a presidência de Almeida Moreira (diretor do Museu Grão Vasco e vereador responsável pelos jardins da cidade desde 1918), decidiu renovar a imagem turística da cidade com um novo concurso dirigido a artistas “para a apresentação de um cartaz de propaganda turística a Viseu”. A 17 de maio de 1935 foi aprovada por unanimidade a proposta de Manuel de Gouveia, artista do Porto: o cartaz representava o claustro renascentista da Sé, ostentando a legenda “Viseu: Cidade Jardim da Beira”.

Esse documento pouco conhecido, cuja preservação e disponibilização devemos à Biblioteca Nacional, atesta pois a valorização, há 80 anos, dos espaços ajardinados como qualificação da paisagem urbana e imagem de marca de Viseu.

Info: Câmara Municipal de Viseu

Vídeos

Feira de São Mateus 2017

A repórter Diana Canastro foi passear pela Feira de São Mateus, uma das feiras mais antigas do país, e conhecer melhor as diversões e "comes e bebes" da festa.

Francisco Capelle - "Como sempre fui"

Francisco Capelle - "Como sempre fui"

Pedro Duvalle - "New York, New York"

Pedro Duvalle - "New York, New York"

Conheça Francisco Cappelle

Francisco Cappelle é um músico viseense que demonstrou que não é preciso muito para se ser feliz.

Entrevista Jorge Sobrado

Jorge Sobrado, gestor da Viseu Marca, falou sobre a Feira de São Mateus, uma das feiras mais antigas do país que atrai vários emigrantes e que este ano se encontra "a mesma mas profundamente diferente", sendo que até agora é considerado "o melhor ano" de Feira.

Conheça o Pedro Duvalle

Pedro Duvalle é profissional de música já desde os 12 anos e apresentou dois temas que juntou no recinto da Feira de São Mateus vários fãs do músico, também ele viseense.

Zé Mágico - Momento de magia

Zé Mágico - Momento de magia

Estátua de Viriato

Diana Canastro, repórter do Especial Verão em Viseu, foi até à praça do Viriato conhecer um pouco mais sobre a personagem "tão enraizada" da cidade.

Entrevista Isabel Madeira

Isabel Madeira, da Biscake.come, apresentou os seus biscoitos, as diversas características e mostrou ainda como são confecionados.

Entrevista Nuno Pauseiro

Nuno Pauseiro revelou que "no molho é que está o segredo" das Conservas Comur e falou ainda um pouco sobre o Museu Municipal da Murtosa, um espaço também ele dedicado à indústria conserveira.

Entrevista Aurora Rego

Entrevista Aurora Rego

Francisco Cappelle - "Andavas perdida (perto de ti)"

Francisco Cappelle - "Andavas perdida (perto de ti)"

Quinta Chão de S. Francisco

A repórter Diana Canastro foi conhecer a Quinta Chão de S. Francisco, a mais conhecida pela produção dos vinhos do Dão. Ficou também a saber um pouco mais sobre a Festa das Vindimas que decorre desde o dia 21 até ao dia 25 de setembro, na região de Viseu.

Farturas Família Oliveira

A família Oliveira explicou e mostrou ao Especial Verão do Porto Canal como são produzidas as farturas e os churros e falou um pouco sobre o negócio que "vive" há já três gerações.

Bordallo Pinheiro

Diana Canastro foi conhecer algumas das peças da Bordallo Pinheiro e saber um pouco mais sobre esta marca fundada em 1884.

Conheça o Zé Mágico

O Zé Mágico deixou toda a equipa do Especial Verão e todos os que assistiam de boca aberta com os seus truques "de pura imaginação".

Entrevista Ercília Coelho

Ercília Coelho, artesã de rendas de bilros de farminhão, ensinou a apresentadora e todos os telespectadores como se produz aquelas "belezas".

Pedro Duvalle - "Cry me a river"

Pedro Duvalle - "Cry me a river"

Especial Verão - Viseu, 4 de agosto, parte 3

Especial Verão - Viseu, 4 de agosto, parte 3

Especial Verão - Viseu, 4 de agosto, parte 2

Especial Verão - Viseu, 4 de agosto, parte 2

Especial Verão - Viseu, 4 de agosto, parte 1

Especial Verão - Viseu, 4 de agosto, parte 1

Museu Nacional Grão Vasco

Diana Canastro, repórter do Especial Verão do Porto Canal em Viseu, foi conhecer o Museu Nacional Grão Vasco, um espaço que apresenta diversas obras do período Românico e Barroco.

Entrevista Luís Almeida

Luís Almeida, do restaurante Dux Palace, falou um pouco sobre o conceito moderno do estabelecimento e 'encheu os olhos' de todos aqueles que apreciaram alguns dos pratos.

Conheça Mara Pedro

Mara Pedro foi, como é tradição, encantar o Especial Verão com a sua voz e beleza.

Entrevista José Luís Nogueira

José Luís Nogueira, do Grupo Visabeira, deu a conhecer um pouco mais sobre esta empresa que conta com já 37 anos de existência e que trabalham para criar infraestruturas de telecomunicações de última geração.

Escola de Dança Pedro e Fernanda - Salsa

Escola de Dança Pedro e Fernanda - Salsa

Mara Pedro - "Meu País Guerreiro e Mariante"

Mara Pedro - "Meu País Guerreiro e Mariante"

Conheça a Escola de Dança Pedro e Fernanda

Pedro e Fernanda criaram um Escola de Dança e foram ao Especial Verão do Porto Canal mostrar algumas modalidades que se aprende "em casa deles".

Mara Pedro - "Fado Sorriso"

Mara Pedro - "Fado Sorriso"

Viseu Arena

A repórter Diana Canastro foi conhecer a Viseu Arena, uma sala de espetáculos que tem capacidade para mais de 5000 pessoas.

Escola de Dança Pedro e Fernanda - Kizomba

Escola de Dança Pedro e Fernanda - Kizomba

Conheça os Vox Visio

Bruno Vieira e os seus pequeninos mostraram como "um grupo de amigos" criaram o Vox Visio.

Centro Histórico de Viseu

Diana Canastro foi conhecer quais os locais mais procurados pelos turistas para se visitar no centro histórico de Viseu.

Entrevista Fátima Costa

Fátima Costa explicou o conceito Neverending, um projeto que explora o turismo de Viseu e que proporciona diversos roteiros pela região.

Entrevista Pedro Mendonça

Pedro Mendonça, da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, falou sobre os famosos vinhos e o porquê da cidade de Viseu ser considerada como cidade vinhateira.

Entrevista Almeida Henriques

Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, explicou ao Porto Canal porque é que Viseu é considerada e apelidada como a melhor cidade para se viver.

Vox Visio - "Vox Visio"

Vox Visio - "Vox Visio"

Reabilitação do Centro Histórico de Viseu

A repórter Diana Canastro foi até ao centro histórico da cidade de Viseu ver e conhecer as reabilitações que foram realizadas com a ajuda da população.

Especial Verão - Viseu, 30 de agosto, parte 3

Especial Verão - Viseu, 30 de agosto, parte 3

Especial Verão - Viseu, 30 de agosto, parte 2

Especial Verão - Viseu, 30 de agosto, parte 2

Especial Verão - Viseu, 30 de agosto, parte 1

Especial Verão - Viseu, 30 de agosto, parte 1

Fotos escolhidas a dedo

1/ 0

Por onde vamos andar

01 de Janeiro de 1970
Viana do Castelo
28 de Julho de 2017
Espinho
30 de Julho de 2017
Montalegre
31 de Julho de 2017
Montalegre