O Porto Canal

Perto de si

Melgaço

Melgaço, vila raiana do distrito de Viana do Castelo, fica situada na região do norte de Portugal. É sede de concelho com 238,25 km2 de área, e tem cerca de 10 000 habitantes. O município é limitado a norte e a leste por Espanha, a sudoeste pelo município de Arcos de Valdevez, e a oeste por Monção.

O ponto mais elevado do concelho situa-se no Giestoso, a 4ª montanha mais elevada do distrito de Viana do Castelo, e 29ª mais alta de Portugal, com 1 335 metros de altitude, que faz parte da freguesia de Castro de Laboreiro. É um, dos muitos, pontos atrativos do concelho pela magnificência das paisagens e beleza natural que se impõe naquela extensa área.

Melgaço distingue-se pelo seu caráter único humano e cultural, hábitos, costumes, e uma história que vale a pena vivenciar. De realçar, e a exemplo, a cultura local de transumância, única no país, o linguajar, e os hábitos de vestir locais. Entre um património edificado de elevado interesse turístico, uma cultura regional que incentiva e beneficia das relações culturais com as regiões vizinhas, uma gastronomia fortemente dominada pelo fumeiro, pelo cabrito e pela lampreia, é obrigatório elevar a importância da produção vinícola da região. A Festa do Alvarinho (Abril) e a Festa do Espumante (Novembro) são uma imagem consolidada a nível nacional que atraem milhares de pessoas à vila.

Com fortes tradições enraizadas, a vila de Melgaço orgulha-se de resgatar e preservar costumes de outros tempos, mas, atenta e empreendedora, aposta forte na modernidade. O Festival Internacional de Documentário de Melgaço, “Filmes do Homem” (Agosto), é um dos exemplos de que tradição e modernidade resultam em riqueza de património de uma terra que se quer próspera e atraente.
Info: Câmara Municipal de Melgaço

Vídeos

Termas de Melgaço - Hidropinia (prova de água)

No complexo termal de Melgaço é possível recorrer à hidropinia (prova de água) e Eliana Esteves, técnica de termalismo, explicou as características desta água e o que é necessário fazer para o consumo da mesma.

Conheça o Grupo Escola de Concertinas de Melgaço

José Celeiro explicou que o Grupo Escola de Concertinas de Melgaço proporciona aulas presenciais e remotas, arranjos, afinações e trocas. O grupo participa em festas de aniversário, romarias, comemorações e casamentos.

Entrevista Rui Alves

Rui Alves, responsável do Parque de Campismo das Termas de Melgaço, explicou que atividades o parque tem para oferecer bem como os diferentes tipos de alojamentos e serviços. O responsável realça também que a zona foi pensada para o convívio com a natureza.

Entrevista Luís Cardoso de Oliveira

Luís Cardoso de Oliveira, Diretor Clínico das Termas de Melgaço, esclareceu os tipos de terapias que as termas dispõem para o público e os tipos de patologias mais tratadas nas termas. O diretor clínico fala sobre a ligação com a natureza e o seu potencial terapêutico.

Grupo Escola de Concertinas de Melgaço - "Uma caninha verde"

Grupo Escola de Concertinas de Melgaço - "Uma caninha verde"

Grupo Escola de Concertinas de Melgaço - "Oh lindo canário"

Grupo Escola de Concertinas de Melgaço - "Oh lindo canário"

Jamp School - "Somewhere only we know"

Jamp School - "Somewhere only we know"

Jamp School - "Sete mares"

Jamp School - "Sete mares"

Termas de Melgaço - Peeling

Inês Afonso, técnica de termalismo, demonstrou como funciona uma massagem peeling que é uma das muitas ofertas terapêuticas que as termas de Melgaço dispõe.

Conheça a Jamp School

A Jamp School, nasceu em 2010 com sede em Monção e filial em Melgaço apresentou três alunas que atuaram no programa. Carina Caldeira esteve à conversa com Marlene Rodrigues coordenadora desta escola.

Entrevista Manoel Batista

Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, falou da importância das termas no território e no turismo dando destaque ao lugar que é ideal para descansar e passar bons momentos.

Entrevista Carina Pinto da Costa

Carina Pinto da Costa, CEO das Termas de Melgaço, promoveu o complexo que se localiza onde a água das nascentes minerais se cruzam com o ribeiros que pretende ser uma referência nacional e internacional.

Termas de Melgaço - Circuito termal

A repórter Cátia Sá foi conhecer melhor as termas de Melgaço e esteve à conversa com Marta Gonçalves, massagista, que explicou como funciona o circuito termal e que tipo de oferta terapêutica conforme as patologias

Especial Verão - Melgaço, 15 de agosto, parte 3

Especial Verão - Melgaço, 15 de agosto, parte 3

Especial Verão - Melgaço, 15 de agosto, parte 2

Especial Verão - Melgaço, 15 de agosto, parte 2

Especial Verão - Melgaço, 15 de agosto, parte 1

Especial Verão - Melgaço, 15 de agosto, parte 1

Quintas de Melgaço

Pedro Soares, administrador das Quintas de Melgaço, mostrou e explicou o porquê o Alvarinho ser um dos grandes destaques da região.

Centro de estágios de Melgaço

Hilário Afonso, administrador do Melsport, e Igor Moreira, do centro de estágios de Melgaço, mostraram uma dos mais modernos e melhores equipados complexos desportivos.

Artesã têxtil Rosa Maria Ribeiro

Rosa Maria Ribeiro é artesã têxtil que trabalha com tecelagem, bordados e faz bonecas muito originais.

Conheça a Maria Pires

Maria Pires, artista natural de Melgaço, tem uma enorme paixão pela música e atua e bares da região e eventos privados.

Entrevista Maria José Codesso

Maria José Codesso, vereadora da cultura da Câmara Municipal da Melgaço, divulgou o evento “Melgaço em Festa” que envolve as artes plásticas, teatro e cinema.

Prados de Melgaço

A Queijaria Prados de Melgaço inspira-se na herança da tradição queijeira portuguesa. Conta também com menções honrosas atribuídas pelo "concurso queijos de Portugal 2015"

Entrevista Mário Monteiro

Mário Monteiro é natural de Cevide, uma aldeia que para além de ser o ponto mais a norte de Portugal só conta com apenas seis habitantes.

Entrevista Manoel Batista

Manoel Batista, presidente da Câmara de Melgaço, falou de como o território se distingue pelo seu caráter humano e cultural e das propriedades termais das Águas do Peso que são reconhecidas e valorizadas desde há muitos anos.

Maria Pires - "Love on the brain (Rihanna)"

Maria Pires - "Love on the brain (Rihanna)"

Conheça os Gaiteiros da Gave

O grupo Gaiteiros da Gave nasceu há 30 anos através de um grupo de amigos. O grupo mantém a tradição da música popular e tocam em várias romarias.

Gaiteiros da Gave - "Pampónigas"

Gaiteiros da Gave - "Pampónigas"

Gaiteiros da Gave - "Rapsódia Popular"

Gaiteiros da Gave - "Rapsódia Popular"

Especial Verão - Melgaço, 8 de agosto, parte 1

Especial Verão - Melgaço, 8 de agosto, parte 1

Especial Verão - Melgaço, 8 de agosto, parte 2

Especial Verão - Melgaço, 8 de agosto, parte 2

Especial Verão - Melgaço, 8 de agosto, parte 3

Especial Verão - Melgaço, 8 de agosto, parte 3

Fotos escolhidas a dedo

1/ 25

Por onde vamos andar

01 de Janeiro de 1970
Viana do Castelo
28 de Julho de 2017
Espinho
30 de Julho de 2017
Montalegre
31 de Julho de 2017
Montalegre