Liga dos Bombeiros acredita em “onda terrorista organizada”

Liga dos Bombeiros acredita em “onda terrorista organizada”
| País
Porto Canal (IYM)

O Presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares disse esta sexta-feira que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais. O Presidente acredita que o pedido de meios aéreos devia ter sido antecipado.

Depois do encontro com o Presidente da República, Jaime Marta Soares não considera que tenha havido incompetência política no tempo em que foi pedida a ajuda aos meios aéreos, por parte do Governo. Contudo, admite ter sido “um erro estratégico”.

O Presidente refere que aquilo que tem provocado os vários fogos em Portugal é uma “onda terrorista”, uma vez que “é impossível” haver ignições de fogo com uma frente tão vasta como as que se têm verificado na última semana.

Marta Soares lembrou que 98% dos fogos florestais são provocados por mão humana. No seu entender, 75% desses incêndios serão de origem criminosa.

Para que se evite repetir todos os anos as mesmas discussões no que concerne à prevenção de incêndios, o responsável da Liga espera que sejam efetivamente tomadas decisões políticas de verdadeira prevenção. Uma das propostas da Liga dos Bombeiros é a criação de um observatório nacional para os incêndios florestais, que analisa questões de prevenção e combate de fogos.

"Há uma negligência criminosa em não se levarem por diante projetos de reflorestação", disse Marta Soares, relembrando aquilo que Portugal não tem feito.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".