Todos os instrumento de financiamento vão ser explorados no apoio à Madeira - PM

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 11 ago (Lusa) - O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo vai "explorar todos os instrumentos de financiamento" que permitam a recuperação dos prejuízos causados pelos incêndios da Madeira, assegurando apoio à atividade económica, ao alojamento temporário e reconstrução de habitações.

No final de uma reunião que sentou à mesma mesa António Costa, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e os presidentes de câmara dos municípios mais afetados pelos incêndios dos últimos dias na ilha Madeira, o primeiro-ministro antecipou que vão ser explorados "todos os instrumentos de financiamento, do Fundo de Solidariedade da União Europeia aos vários fundos comunitários".

O objetivo é conseguir ter "entre os fundos de âmbito nacional e de âmbito regional, as compensações necessárias que permitam o financiamento adequado e tão rápido quanto possível das diferentes necessidades", explicou.

O primeiro-ministro adiantou que será feito um trabalho em equipa entre o Governo Regional e o Governo da República, coordenado no Governo da República pelo secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, e antecipou que o levantamento total dos danos será realizado nos próximos 15 dias.

Segundo António Costa, do Governo da República virá ainda a "intervenção do LNEC [Laboratório Nacional de Engenharia Civil] e da engenharia militar para a consolidação daquilo que é essencial ser consolidado com urgência, apoio à atividade económica, apoio de emergência ao alojamento e apoio à reconstrução das habitações que devam ser reconstruídas".

"Finalmente [haverá] um esforço de comunicação à comunidade internacional para quem a Madeira continua a ser um destino turístico de excelência", disse ainda.

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.