Associação Comercial de Barcelos reclama imposto sobre lucros das "elétricas"

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 14 mai (Lusa) - O presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), João Albuquerque, defendeu hoje que o Governo deve taxar a produção de eletricidade, ganhando assim folga orçamental para baixar a fatura energética das empresas.

"Não se pode aceitar que uma empresa como a EDP, com os lucros astronómicos que apresenta, não baixe o preço da energia e continue a esmagar o setor produtivo com custos energéticos incomportáveis", disse João Albuquerque à agência Lusa.

Para o líder empresarial, o Estado deve atuar fiscalmente, criando um imposto sobre os lucros das grandes empresas que lideram o setor da energia em Portugal.

Posteriormente, e aproveitando o dinheiro arrecadado com aquele imposto, o Estado, pela via fiscal, faria "retornar" às empresas algum do dinheiro por elas pago em faturas energéticas.

"Há mecanismos fiscais para isso", garantiu Albuquerque.

Remeteu para o exemplo de Espanha, onde o Estado cobra uma taxa de 7% sobre a produção de eletricidade e onde a EDP Renováveis pagou 11 milhões de euros em imposto extra apenas no primeiro trimestre de 2013.

Apontou ainda o caso da Holanda, que acaba de anunciar que vai começar a cobrar mais impostos à EDP.

O líder da ACIB lembrou que a EDP teve mais de 1.000 milhões de euros de lucro em 2012, um "ano terrível" para as empresas, e vai distribuir a 23 de maio como lucro aos acionistas 18,5 cêntimos por ação.

Por sua vez, a EDP Renováveis, com sede em Espanha, teve um crescimento do lucro de 45% só no primeiro trimestre de 2013.

"Neste contexto, não se compreende que as empresas continuem a ser esmagadas pelo preço da energia. É importante baixar custos e torná-los suportáveis para as empresas, pois só assim poderão viabilizar a produção e continuar a contribuir para o crescimento económico e para uma maior competitividade", assinalou João Albuquerque.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.