"Traje à vianesa" vai ser certificado para travar "apropriação"

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 14 mai (Lusa) - O típico "traje à vianesa", com origem no século XIX, vai ser alvo de um processo de certificação para tentar evitar a "confusão" e a sua "apropriação" por outras regiões, anunciou hoje o município.

"É um processo urgente. Estamos a assistir a uma grande confusão. As pessoas em geral designam por 'traje à vianesa' qualquer tipo de traje, quando de facto há alguns que não o são", explicou a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro.

Este traje de Viana do Castelo assume-se como um símbolo tradicional da região, nas suas várias formas, consoante a ocasião e o estatuto da mulher. Em linho e com várias cores características, onde sobressai o vermelho e o preto, foi utilizado até há cerca de 120 anos pelas raparigas das aldeias em redor da cidade de Viana do Castelo.

Os exemplares que ainda hoje se conservam, alguns nas mesmas famílias, terão cerca de 60 anos.

"Notámos uma apropriação, que nos orgulha por demonstrar que o traje é muito conhecido e admirado, por regiões que nem sequer pertencem a Viana do Castelo. Por isso, queremos defender o que é nosso", sublinha Maria José Guerreiro.

Segundo decisão da autarquia, será constituída uma comissão para tratar deste processo de certificação, a concluir dentro de 12 meses. Entretanto, já foi solicitado um parecer técnico a especialistas, para suportar o processo e o levantamento dos trajes que poderão ser "incluídos" na designação de "traje à vianesa".

As características deste traje, como o seu colorido e a profusão de elementos decorativos, permitem identificar facilmente a região de origem, no concelho, motivo pelo qual se transformou, segundo os especialistas, "num símbolo da identidade local".

Este processo, acrescentou a vereadora da Cultura, vai permitir que o "traje à vianesa" só possa ser "apelidado como tal", nomeadamente na sua venda, se estiver devidamente certificado.

"Não se trata só de uma questão comercial, mas também de uma questão cultural. É muito importante que as pessoas percebam o que é o 'traje à vianesa' e porque é que se chama assim", disse ainda.

A romaria d'Agonia, nomeadamente o tradicional desfile de mais de 500 mulheres devidamente trajadas pelas ruas da cidade de Viana do Castelo, assume-se anualmente, no mês de agosto, como a principal montra do "traje à vianesa".

"Esperamos já ter algumas coisas para mostrar [sobre a certificação] na romaria deste ano", admitiu Maria José Guerreiro.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.