Quase meia centena de pilotos em competição na segunda edição do rali de Viana

| Desporto
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 23 out (Lusa) - Quase meia centena de pilotos vão disputar, no fim de semana, a segunda edição do rali de Viana do Castelo, que prevê a competição em 51 quilómetros de pista, entre estradas de montanha e na cidade.

A prova foi apresentada hoje, em conferência de imprensa, e tem dois dias de competição, com oito especiais e duas etapas, entre sexta-feira e sábado.

Envolverá 42 pilotos portugueses e quatro espanhóis, entre a competição principal, pontuável para o Campeonato Regional de Ralis do Norte (CRRN), e uma prova extra.

"Face à primeira edição [em 2012] registamos um aumento de dez carros inscritos e vamos contar, inclusive, com o bicampeão nacional de ralis, Ricardo Moura, que é uma das novidades da prova", explicou Vítor Lemos, vereador do Desporto na Câmara de Viana do Castelo, uma das entidades que organiza este rali.

A função de "carro zero" será assumida pelo novo Ford Fiesta R5 (para competição em ralis), cuja estreia em Portugal acontece nesta prova de Viana do Castelo.

A competição, que envolve 51,02 quilómetros de percurso nas freguesias de montanha e uma "superespecial" numa área vedada e preparada para o efeito no centro da cidade, sendo organizada também pelo Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST) e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Na competição para o CRRN participam 25 viaturas e pilotos. Entre o total de concorrentes - mais 21 na prova extra -, estão ainda inscritos quatro espanhóis.

"Também estamos à espera de muitos espanhóis no público face ao interesse que a prova está a provocar. Temos uma competição centrada na cidade, com a 'superespecial', e na montanha, pelo que achamos que do ponto de vista do espetáculo será um rali muito interessante", disse ainda Vítor Lemos.

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".