Projeto do PSD a pedir estudo sobre custos de ensino público e particular chumbado à esquerda

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 mai (Lusa) - Um projeto do PSD que pedia um estudo para "aferir a estrutura de custos do ensino público e do ensino particular e cooperativo com contrato de associação" foi hoje chumbado pela esquerda parlamentar.

O projeto de deliberação, hoje votado na Assembleia da República, pedia que o Conselho Nacional de Educação desenvolvesse um estudo "rigoroso e abrangente" que permitisse "aferir a estrutura de custos nas escolas estatais e nas escolas do ensino particular e cooperativo que recebem financiamento público, nos moldes que se considerar mais adequados e até ao final do corrente ano".

O texto teve o voto favorável do PSD e CDS-PP e foi chumbado por todas as demais bancadas, com o PS a apresentar uma declaração de voto sobre o tema.

O PSD advoga que a "aferição da estrutura de custos das escolas, nos seus diversos indicadores, designadamente do valor por turma, é essencial para que se retome o clima de confiança social junto da população, e a transparência e a estabilidade entre o Ministério da Educação e o Ensino Particular e Cooperativo".

Os socialistas, na sua declaração de voto, advogam que o projeto do PSD traduz a intervenção do seu líder, Pedro Passos Coelho, no debate quinzenal da semana passada - quando o ex-primeiro-ministro pediu o adiar de decisões sobre contratos de associação - e um eventual estudo do género "pode ser realizado pelos serviços competentes do próprio Ministério da Educação".

"Em segundo lugar, e mais grave, esta proposta do PSD, se entendida como motivo de adiamento das decisões a tomar sobre contratos de associação é, pelas suas consequências, claramente irresponsável - qualquer que seja a opinião sobre o que fazer com os contratos de associação", sustenta o PS.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".