Governo reitera que vai cumprir metas e descarta mudança de rumo

Governo reitera que vai cumprir metas e descarta mudança de rumo
| Política
Porto Canal com Lusa

O Ministério das Finanças reiterou hoje que conseguirá cumprir as metas traçadas no Programa de Estabilidade e assegurou que as previsões divulgadas por Bruxelas, mais pessimistas do que as do Governo, não justificam "qualquer alteração aos objetivos definidos".

A Comissão Europeia reiterou hoje, com a divulgação das previsões de primavera, que duvida das metas definidas pelo Governo português, prevendo mais défice orçamental e menos crescimento económico do que o Governo, não só este ano, mas também em 2017.

"O Governo acredita que conseguirá cumprir as metas traçadas no Programa de Estabilidade através da rigorosa implementação das suas medidas de política económica. A revisão das projeções da Comissão Europeia não justifica qualquer alteração aos objetivos definidos", afirma o Ministério das Finanças numa nota enviada à agência Lusa.

A Comissão Europeia estima que o défice orçamental represente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 e 2,3% do PIB em 2017, valores acima dos previstos pelo Governo, que no Programa de Estabilidade se comprometeu com um défice orçamental de 2,2% do PIB este ano e de 1,4% no próximo.

No entanto, o Ministério das Finanças prefere destacar a revisão em baixa feita pela Comissão Europeia, face às estimativas conhecidas em fevereiro: "O facto mais assinalável é a forte revisão da estimativa para o défice em 2016, que passou de 3,4% nas previsões do inverno [de Bruxelas] para 2,7% nestas previsões".

Para o ministério tutelado por Mário Centeno, "esta previsão confirmará a saída do Procedimento de Défice Excessivo em 2016".

Na conferência de imprensa que se seguiu à divulgação das previsões económicas, em Bruxelas, o comissário europeu dos Assuntos Económicos escusou-se a comentar os possíveis desenvolvimentos do Procedimento por Défice Excessivo a Portugal, afirmando que é necessário aguardar pela decisão que será tomada "um pouco mais tarde" este mês.

"Não vou fazer comentário hoje sobre decisões que serão tomadas um pouco mais tarde. Os números que estão sobre a mesa são importantes porque, recordo, é com base nas nossas previsões que são tomadas as nossas decisões", limitou-se a dizer Pierre Moscovici.

O Ministério das Finanças destaca também o relançamento da atividade económica, que considera ser "visível na redução do desemprego e no forte crescimento das exportações, em linha com as previsões do Governo".

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.