Autarcas e dirigentes partidários concordam na importância do Túnel do Marão

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 02 mai (Lusa) -- Autarcas e dirigentes partidários concordam na importância do Túnel do Marão para Trás-os-Montes e o Douro, uma obra emblemática que vai reforçar a segurança rodoviária e atrair investimento, mas prometem estar atentos ao desafio do despovoamento.

"Esta infraestrutura acabará com a barreira mítica do Marão, uma barreira que era física mas também era muito psicológica", afirmou o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

O autarca recordou que o Itinerário Principal 4 (IP4) "é uma estrada com índices de mortalidade elevados, algo insegura".

Esta abertura trará, na sua opinião, "novas oportunidades, uma grande aproximação de Vila Real ao Porto, ao litoral, será um grande instrumento ao serviço do desenvolvimento da região de Trás-os-Montes e Alto Douro".

Para Francisco Lopes (PSD), presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro e da Câmara de Lamego, a abertura do túnel ao trânsito "terá um impacto imenso" na região, encurtando a distância do "centro nevrálgico da Região Demarcada do Douro" ao aeroporto Francisco Sá Carneiro e à cidade do Porto

Realçou, porém, a existência de "um problema grave" com o túnel que "é onerado pelo custo das portagens", admitindo contudo que "este tipo de projetos tem custos elevados e terão que ser suportados por todos".

O deputado social-democrata e presidente da concelhia do PSD de Vila Real, Luís Ramos, disse à Lusa que o túnel é uma "obra emblemática e ao mesmo tempo um grande desafio".

"Emblemática porque se rompe uma barreira. Não é que a cidade e a região estivessem isoladas do litoral, mas naturalmente que o túnel melhora a acessibilidade e a proximidade ao porto e ao litoral", salientou.

E continuou: "um desafio grande porque as estradas e sobretudo as autoestradas tanto trazem como levam".

"E se não houver por parte dos agentes locais e regionais, as autarquias, as associações empresariais e os próprios empresários uma estratégia concertada e ambiciosa, o risco de não aproveitarmos esta oportunidade é grande", sustentou o parlamentar.

Francisco Rocha, deputado socialista e presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Vila Real, defendeu que o impacto do Túnel do Marão "será sempre positivo".

"A facilidade de mobilidade oferecida por esta nova via, implicará que toda a região, a partir desse momento, poderá desfrutar de outras condições que a façam progredir em termos de atração de investimento, da criação de emprego e também de fixar população, olhando como oportunidade um mercado ibérico que passa a estar bem mais acessível", salientou.

No entanto, quanto aos receios de que a autoestrada possa contribuir também para o despovoamento ou desertificação do interior, o parlamentar frisou que a resposta a "esta questão só poderá ser dada daqui a 10 anos".

"E está nas mãos de todos os agentes económicos e sociais da região, não deixando de incluir o poder político autárquico e central. Existem ameaças e oportunidades que devemos encarar com coragem, mas acima de tudo, com sentido estratégico", sublinhou.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.