Conselho Nacional da CGTP decide hoje greve geral para junho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mai (Lusa) - O Conselho Nacional da CGTP reúne-se hoje, de emergência, para discutir a realização de uma greve geral, no final de junho, em defesa de eleições antecipadas e novas politicas para o país.

Fonte sindical disse à Lusa que a greve geral deverá realizar-se depois de todos os feriados de junho e provavelmente numa quinta-feira.

Se assim for, o dia 27 de junho será a data mais provável para a próxima greve geral, que poderá contar com a participação da UGT e de sindicatos independentes.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, confirmou que o "projeto de convergência de ação" será decidido no Conselho Nacional e o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, já admitiu a possibilidade de haver em junho uma "jornada de luta conjunta" tendo em conta a "situação que o país atravessa".

A UGT marcou para segunda-feira uma reunião do seu Secretariado Nacional e outra do Conselho Geral para discutir a situação económica e social do país e a possibilidade de participar numa greve geral com a CGTP.

Entretanto, as estruturas sindicais da administração pública afetas à UGT e à CGTP já chegaram a acordo para realizar uma greve conjunta no final de junho contra as novas medidas de austeridade.

RRA // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.