Temperaturas sobem para perto dos 30 graus no fim de semana

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mai (Lusa) - As temperaturas começam a subir na sexta-feira, intensificando-se a tendência no fim de semana, quando algumas zonas do país vão atingir perto de 30 graus, revelou à Lusa Margarida Gonçalves, meteorologista do IPMA.

"Para os próximos dias prevê-se que a temperatura suba gradualmente", afirmou a responsável do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Vamos ter valores de temperaturas máximas na ordem dos 30 graus nas regiões do interior e do Vale do Tejo, a chegarem ao litoral valores de 27 e 28 graus", especificou Margarida Gonçalves.

A meteorologista explicou que o aumento das temperaturas se deve "à situação cinótica de um anticiclone estar localizado na região dos Açores e estender-se em crista até à zona do Golfo de Biscaia, dando-nos uma corrente de leste/nordeste. E isso faz com que as temperaturas subam".

"Esta situação vai manter-se até ao dia 03 de junho, sem precipitação", acrescentou.

Já o vento vai, nos próximos dias, continuar a soprar com alguma intensidade, de acordo com as previsões do IPMA.

"O vento vai manter-se fraco a moderado", avançou Margarida Gonçalves, sublinhando que o vento tem tido uma influência direta nas temperaturas mais baixas do que o habitual nesta altura do ano.

Como exemplo, basta dizer que a temperatura máxima prevista para a região de Lisboa vai subir dos 21 graus de hoje para os 29 graus no domingo, ao passo que a temperatura mínima aumenta dos 11 graus (quinta-feira) para os 14 graus (domingo), de acordo com os dados disponíveis no portal eletrónico do IPMA.

DN // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados