Moreira aceita apoio "de todos partidos" mas reitera que concorre ao Porto como independente

Moreira aceita apoio "de todos partidos" mas reitera que concorre ao Porto como independente
facebook câmara municipal do porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

O independente Rui Moreira vai voltar a ser candidato independente à Câmara do Porto, tal como tinha anunciado no Porto Canal a 14 de janeiro de 2016, e "aceitará o apoio de todos os partidos que queiram apoiá-lo" nas autárquicas de 2017, revelou esta segunda-feira o seu adjunto na autarquia.

"Rui Moreira não será candidato por nenhum dos partidos que o apoiam. Será candidato independente e aceitará o apoio de todos os partidos que queiram apoiá-lo. Isso em nada condicionará o seu programa", disse à Lusa Nuno Santos.

De lembrar que Rui Moreira já tinha adiantado que a sua recandidatura ia ser como Independente no programa Júlio Magalhães no dia 14 de janeiro de 2016.

O assessor do presidente da Câmara do Porto reagiu desta forma ao anúncio feito no domingo pela nova líder do CDS-PP, Assunção Cristas, de que vai propor a renovação do apoio ao independente Rui Moreira, se este se recandidatar à Câmara do Porto.

"Posso dar o exemplo da Câmara do Porto: o CDS apoiou desde a primeira hora a candidatura independente de Rui Moreira e com ele temos governado a autarquia. Se ele decidir candidatar-se de novo proporei aos órgãos do CDS a renovação do apoio à sua candidatura", anunciou Cristas, no discurso de encerramento do 26.º Congresso do CDS-PP.

Rui Moreira foi o primeiro candidato independente a conquistar a Câmara do Porto depois de vencer as eleições autárquicas de 2013, derrotando o candidato do PSD, Luís Filipe Menezes, e o do PS, Manuel Pizarro.

O autarca tem na equipa um ex-vereador do CDS (Manuel Sampaio Pimentel, vereador da Fiscalização e Proteção Civil) e uma ex-vereadora do PSD do mandato do antecessor, Rui Rio (Guilhermina Rego, vice-presidente e vereadora da Educação, Organização e Planeamento).

Depois das eleições, Moreira fez um acordo com o PS, atribuindo pelouros a dois dos três vereadores eleitos.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.