Modtíssimo: Um evento num aeroporto onde a TAP pretente suprimir rotas "relevantes" para o setor 

| Norte
Porto Canal (MYF)

A 47ª edição do ‘Modtíssimo' arranca, esta quarta-feira, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Paulo Vaz, diretor da Associação dos Têxteis de Portugal (ATP) garante que o local escolhido para esta feira profissional dedicada ao setor têxtil e vestuário nada tem haver com a polémica que envolve a TAP e o Aeroporto Sá Caneiro, mas relembra que as rotas que a companhia aérea pretende suprimir são ‘relevantes’ para o setor.

Paulo Vaz, diretor da ATP, refere que este evento nada tem haver com a polémica que envolve a TAP e o Aeroporto Sá Carneiro, mas relembra que a moda é "um grande utilizador das companhias de aviação desta infraestrutura [Aeroporto Sá Carneiro]".

"As rotas que foram cortadas ou que a TAP tenciona cortar são relevantes. Quer para Espanha, Barcelona, quer para Itália, sobretudo Milão, e naturalmente para Bruxelas, porque hoje muitas das coisas são decididas, até em termos políticos e de política comercial, bem entendido, na capital europeia, explicou Paulo Vaz à RTP.

O setor têxtil espera este ano chegar aos cinco mil milhões de euros em exportações, “um valor recorde que os têxteis e o vestuário português alcançaram em 2001", avançou Paulo Vaz ao Porto Canal.

Polémicas à parte, a 47.ª edição do Modtíssimo, que se realiza de dois em dois anos, é uma iniciativa que conta com mais de 300 coleções de moda num palco nunca antes visto em outra parte do mundo, um aeroporto. 

“Para este espírito de uma feira de moda que se tem de inovar e renovar, de vez em quando sair do seu habitat natural, que é o edifício da Alfândega, também é importante”, salientou Manuel Serrão, responsável do Modtíssimo.

A exposição está organizada em quatro grandes área, num espaço que reúne fabricantes de tecidos e acessórios europeus para a indústria têxtil, produtores de vestuário para adultos e crianças, têxteis inovadores e serviços correlativos. O evento decorre até esta quinta-feira.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).