Ministério ouve OCDE e vai rever política de retenção de alunos

Ministério ouve OCDE e vai rever política de retenção de alunos
| País
Porto Canal (MYF)

O Ministério da Educação vai ter em atenção o aviso da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de que o chumbo de alunos em Portugal é o principal fator de risco para os fracos desempenhos dos alunos portugueses nos testes PISA e promete atuar já nesta legislatura, avança o PÚBLICO.

Numa análise publicada esta quarta-feira, a OCDE conclui que Portugal é dos países membros que tem maior taxa de reprovação de alunos. Segundo a organização quem já chumbou tem probabilidades mais elevadas de voltar a chumbar.

Cerca de 34% dos alunos que participaram no estudo da OCDE já tinham reprovado pelo menos uma vez, colocando Portugal em oitavo lugar na lista dos países com mais repetentes. 56,1% dos alunos de 15 anos com piores desempenhos a Matemática nos testes PISA já tinham chumbado anteriormente (54,4% na média da OCDE). Portugal é também o 15.º país da OCDE com maior diferença entre estudantes carenciados e mais favorecidos.

Em declarações ao PÚBLICO, o Ministério da Educação defende que já tomou nota da avaliação da OCDE e promete atuar já nesta legislatura. "No que diz respeito ao PISA, há dois diagnósticos que sabemos que são centrais nas políticas educativas e que não só acolhemos como nos propomos enfrentar decisivamente no decorrer da legislatura: a promoção do sucesso escolar (como instrumento de redução drástica das ainda demasiado elevadas taxas de retenção) e a equidade no sistema educativo", explicou fonte oficial do Ministério ao jornal.

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.