Governo quer o ensino básico com aulas a tempo inteiro

| País
Porto Canal (MYF)

O Governo de António Costa quer alargar, nos próximos quatro anos, a escola para tempo inteiro a todos os alunos do ensino básico (até ao 9ºano) com atividades extracurriculares. Pais, diretores de escolas e especialista na área concordam, mas alertam para a necessidade de garantir uma ocupação do tempo de qualidade.

Em cima da mesa estão algumas atividades, como a oferta de aulas de música, teatro ou desporto, com o objetivo de manter os alunos de todo o ensino básico na escola entre as 08h30 e as 19h30. Este alargamento facilitará também os pais que não têm onde deixar os seus filhos depois de terminarem as aulas.

Filinto Lima, Presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep) mostra-se satisfeito com a medida, mas alerta que, para que esta medida avance, é necessário que o Estado abra “os cordões à bolsa”, acrescentando a possibilidade de as Câmaras Municipais também serem chamadas para integrarem este projeto”, à semelhança do que acontece no 1º ciclo, disse ao DN.

Apesar de o Ministério da Educação ainda não ter começado a negociar este tema, já é certo que se a medida avançar vai ser necessário contratar mais funcionários, professores ou técnicos e há quem defenda que os pais vão ter de comparticipar.

O Executivo inseriu a medida no programa de Governo do PS e das Grandes Opções do Plano para a legislatura de 2016-2019, onde escreveu que quer levar a cabo a "generalização da Escola a Tempo Inteiro em todo o ensino básico" e se propõe a rever os currículos e a reduzir a "carga disciplinar excessiva dos alunos".

 

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.