Vinte e duas regiões de Portugal com risco "muito alto" de UV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mai (Lusa) -- Vinte e duas regiões de Portugal continental apresentam hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), num dia em que se prevê uma subida da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco "muito alto" estão as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria. Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real.

O IPMA aconselha na sua página na Internet para valores "muito altos" de UV a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta, segundo o IPMA, pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo".

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões norte e centro até ao final da manhã, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Minho até ao final da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Está também prevista uma subida da temperatura máxima, em especial no interior das regiões norte e centro.

Na Madeira e nos Açores, as previsões apontam para céu pouco nublado e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 21 graus Celsius, no Porto 18, em Faro 23, no Funchal 22, em Évora e Beja 24 e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 20.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.