Maria não quer perder subvenções. Marisa responde

Maria não quer perder subvenções. Marisa responde
belem2016.pt
| Política
Porto Canal (MYF)

Maria de Belém, candidata a Presidente da República, referiu, esta segunda-feira, que tem direito à subvenção pela carreira que possui enquanto deputada, mas reconhece que esta medida pode prejudicá-la nas eleições. Marisa Matias, candidata do Bloco de Esquerda à Presidência da República, contesta atitude da deputada.

Num almoço com apoiantes na Trindade, Maria de Belém referiu que o caso das subvenções pode afetar a sua carreira. "Isto pode ser muito prejudicial para a minha candidatura. Mas não abdico de defender a minha coerência e de afirmar que lutarei pelos direitos dos outros se lutar bem pelos meus", contou.

A três dias das eleições presidenciais, Maria de Belém diz que “nunca abdica” de nenhuns dos seus direitos, não revelando se iria ou não pedir a subvenção vitalícia. Apenas revela que essa opção será “individual”.

No entanto, a candidata admitiu que o facto de existirem muitas pessoas em Portugal a viverem em “situações muito difíceis" ou mesmo "dramáticas", vai fazer com que fiquem "aborrecidas" e "frustradas" com as regalias que os políticos têm direito.

O Estado vai ter de devolver a todos os ex-titulares de cargos políticos as subvenções vitalícias que foram suspensas ou cortadas durante o antigo Governo. A decisão ocorreu na sequência de um pedido de fiscalização suscitado por 30 deputados, onde se insere Maria de Belém.

Marisa Matias contesta posição de Maria de Belém

Marisa Matias contestou a posição de Maria de Belém de não querer abdicar de nenhum direito para poder defender os dos outros.

Em relação ao regresso das subvenções vitalícias diz que "não é de um direito que estamos a falar, mas de um privilégio absolutamente inaceitável". E acrescenta: “se assim fosse, porque não requereu a Dra. Maria de Belém a fiscalização, quando houve cortes de salários e pensões, em 2012?", questionou-se a candidata, em campanha no Seixal, Setúbal.

Salienta ainda que se sente muito à vontade para falar das subvenções dos políticos e que tem apresentado várias propostas para reduzir as despesas do estado com os deputados.

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.