Banif: Conselho de Ministros reúne-se hoje para aprovar orçamento retificativo

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 dez (Lusa) - O Conselho de Ministros vai reunir-se hoje de manhã para discutir e aprovar um orçamento retificativo, na sequência do processo Banif, disse fonte do gabinete do primeiro-ministro.

A reunião do Conselho de Ministros está marcada para as 09:00 e hoje mesmo o documento deverá ser enviado à Assembleia da República, disse a fonte.

O orçamento retificativo surge na sequência da venda do Banif ao Banco Santander Totta, por 150 milhões de euros, um processo que envolve um apoio público estimado de 2.255 milhões de euros.

O primeiro-ministro, António Costa, numa comunicação ao país na noite de domingo, disse que a venda "tem um custo muito elevado para os contribuintes", mas é a solução "que melhor defende o interesse nacional".

Um comunicado do Banco de Portugal explicitou que a operação envolve "um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões diretamente do Estado".

A alienação foi tomada "no contexto de uma medida de resolução".

Antes desta decisão do Governo, a administração do banco recebeu, na sexta-feira, seis propostas de compra. Foram conhecidas as ofertas dos bancos Santander e Popular, do fundo de investimento americano J. C. Flower, da Apollo e de um fundo sino-americano.

As ações do Banif estão suspensas de negociação desde quinta-feira, por decisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que disse estar a aguardar a "prestação de informação relevante" sobre o processo de venda. Quando foram suspensos, os títulos estavam a valorizar 43% para 0,002 euros (0,2 cêntimos).

FP (EO) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.