BE defende extinção da sobretaxa já em 2016

BE defende extinção da sobretaxa já em 2016
| Política
Porto Canal (LYC)

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, diz que a posição inicial do partido de extinguir a sobretaxa já em 2016 se mantém, mas reconhece que a prioridade recai na protecção dos rendimentos mais baixos.

Em conferência de imprensa, a meio da reunião da Mesa Nacional do BE, quando questionada sobre a possibilidade de admitir que contribuintes com rendimentos mais altos continuem a pagar parte da sobretaxa de IRS em 2016, Catarina Martins reforçou a posição do partido: “o Bloco de Esquerda entende que a sobretaxa deve ser extinta em 2016. Estamos a negociar e a nossa prioridade é proteger quem tem mais baixos rendimentos”.

Sobre a possibilidade de Marisa Matias ter ponderado desistir da sua candidatura às presidências, já na primeira volta, de modo a favorecer a candidatura de Sampaio da Nóvoa e concentrar os votos à esquerda, Catarina respondeu “Marisa Matias vai a votos e “tem como objectivo passar à segunda volta”.

+ notícias: Política

Ensino superior terá aumento de 3,7% e tutela retoma fórmula de financiamento

O ensino superior deverá contar com um aumento de 44 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2023, mais 3,7% face a 2022, anunciou esta quarta-feira a tutela, adiantando também que vai voltar a aplicar a fórmula de financiamento.

Marcelo promulga decreto de execução orçamental

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, promulgou o documento do Governo que estabelece as regras de execução do Orçamento do Estado para 2022, avança a RTP.

Fenprof critica não ter sido informada de 7.500 juntas médicas a docentes

A Fenprof criticou hoje o Ministério da Educação (ME) por ter omitido a eventual realização de cerca de 7.500 juntas médicas a professores com doenças incapacitantes, que a concretizarem-se transformam o novo regime de mobilidade numa “verdadeira inutilidade”.