Novo Banco: Reunião entre sindicatos e Stock da Cunha inconclusiva

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 dez (Lusa) -- O presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) disse hoje que a reunião mantida com o presidente do Novo Banco (NB) foi para ficar a par do que a administração tem feito e o que Bruxelas pretende para a instituição.

Rui Riso, presidente do SBSI, afirmou em declarações à Lusa que o tema do plano de reestruturação não foi conversado com o presidente do NB, Stock da Cunha, sendo uma matéria que está reservada "ao Estado português, ao Banco de Portugal e à Direção Geral da Concorrência europeia (DG-Com)".

Para já, o dirigente sindical disse que vai aguardar porque, apesar da DG-Com "exigir que o banco tenha metade da sua dimensão, ninguém se dá por vencido à primeira" e que, tanto o sindicato como a administração, irão lutar por isso.

Apesar de ainda não ser conhecida publicamente, os sindicatos temem que a reestruturação exigida por Bruxelas ao Estado português implique o encerramento de balcões e a redução substancial dos cerca de 7.500 trabalhadores do banco.

Depois de em setembro ter sido suspensa a venda do Novo Banco, o Banco de Portugal encarregou a administração da instituição financeira de delinear um plano de reestruturação, que já foi entregue a Bruxelas.

AJG (IM) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados