PS, BE, PCP, PEV e PAN aprovam fim de julgamentos sumários de crimes graves

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 dez (Lusa) -- O PS, BE, PCP, PEV e PAN aprovaram hoje no parlamento os projetos de lei de socialistas, bloquistas e comunistas para eliminar os julgamentos sumários para crimes puníveis com penas de prisão superiores a cinco anos.

Com os votos contra do PSD e do CDS-PP, os diplomas do PS, BE e PCP com o objetivo de impedir que crimes puníveis com prisão superior a 5 anos, incluindo homicídios, possam ser julgados em processo sumário foram hoje aprovados na Assembleia da República.

O diploma do PS refere que, com força obrigatória geral, o Tribunal Constitucional considerou inconstitucional a alteração legislativa de 2013 (governo PSD/CDS-PP) que veio permitir a realização de julgamento imediato, em processo sumário (ou seja em processo simplificado) de factos puníveis com pena superior a 5 anos, quando existisse flagrante delito.

Declarada a inconstitucionalidade da norma aprovada pela então maioria parlamentar PSD/CDS-PP, o PS entende que se impõe a "necessidade de, tão rapidamente, quanto possível, se proceder à reposição da coerência sistemática relativa à competência entre o tribunal singular (um único juiz a julgar) e o tribunal coletivo (três juízes) e, em particular, expurgar do Código de Processo Penal (CPP) a inconstitucionalidade material que afeta e se repercute no regime jurídico desta forma especial de processo".

A revogação da norma do CPP considerada inconstitucional é também proposta no projeto do BE que lembra os seus "alertas sucessivos para a circunstância de até o crime de homicídio passar a ser possível de vir a ser julgado em processo sumário, onde a prova é feita de forma simplificada e com um juiz singular".

Para o BE, o princípio da celeridade processual, exigência de justiça e condição de eficácia do sistema jurídico-penal (argumentos invocados pelo anterior governo) "não pode, em nenhuma circunstância, fazer-se com o sacrifício de direitos fundamentais, designadamente do direito de defesa do arguido".

"Essa é uma exigência fundamental de um Estado de Direito. Ora, foi esse caminho de cerceamento de direitos fundamentais que a anterior maioria parlamentar trilhou, alargando os casos em que o processo sumário, por natureza menos garantístico, é aplicável, concedendo assim ao arguido, julgado perante o tribunal singular, menos garantias de defesa", diz o projeto lei do BE.

O projeto do PCP visa também limitar a aplicação do processo sumário aos crimes de menor gravidade, justificando que a sua iniciativa resulta não só da declaração de inconstitucionalidade do regime aprovado por PSD e CDS, mas também das "inúmeras dificuldades que continuam a verificar-se na justiça e no funcionamento dos tribunais".

O PCP quer assim fazer "regressar o texto da lei processual à sua conformação anterior" no CPP em matéria de processo sumário.

HPG/JF (FC) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.