António Costa acentua urgência de acordo para actualizar salário mínimo

| Política
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, congratulou-se hoje com a postura de diálogo assumida pelos parceiros sociais relativamente às propostas apresentadas pelo Governo e acentuou a urgência de um acordo para a atualização do salário mínimo antes do final do ano.

"É indispensável termos rapidamente concluído o processo de atualização do salário mínimo nacional para que a 01 de janeiro vigore o novo salário mínimo", afirmou António Costa aos jornalistas no final de uma reunião em sede de concertação social.

O primeiro-ministro reafirmou que o aumento do salário mínimo é da competência do Governo, ouvindo os parceiros sociais, e manifestou o seu agrado pela vontade demonstrada por todos para a negociação, tendo ficado marcada uma reunião para terça-feira, dia 15, às 15:00, para discutir a matéria.

O chefe do Governo considerou desejável que seja alcançado um acordo sobre o rendimento mínimo para os próximos quatro anos, "porque é melhor para a previsibilidade das empresas", mas reconheceu que tal vai depender das propostas dos parceiros sociais na reunião da próxima semana.

"Temos um ponto de partida e um ponto de chegada. Quanto à trajetória, temos uma proposta mas vamos aguardar para ver o que os parceiros têm para dizer", disse o primeiro-ministro.

Segundo António Costa, cabe agora aos parceiros reagir à proposta do Governo e depois o Governo reagirá à dos parceiros.

Além da proposta do aumento do salário mínimo para os 530 euros em janeiro de 2016, o executivo popôs também a negociação de um acordo estratégico para a legislatura e um acordo para promover o investimento e a capitalização das empresas.

Ainda de acordo com o primeiro-ministro, o Governo ficou de apresentar aos parceiros sociais um calendário para negociar um acordo estratégico.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.