Revisão em baixa das previsões do Banco de Portugal "valida Programa do Governo"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 dez (Lusa) - O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou hoje que a revisão em baixa do crescimento económico para este ano e os próximos anos até 2017 pelo Banco de Portugal "validam o Programa do Governo" socialista.

Na quinta-feira, o Banco de Portugal reviu em baixa as estimativas de crescimento económico para este ano, para 1,6% (menos 0,1 pontos percentuais), para 2016, para 1,7%, e para 2017, para 1,8% (menos 0,2 pontos percentuais em cada um dos dois anos).

Questionado sobre esta revisão em baixa pelos jornalistas na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, Mário Centeno lembrou que as projeções do Banco de Portugal ainda tiveram em conta o Programa de Estabilidade 2015-2019, aprovado pelo anterior Governo PSD/CDS-PP.

"Esta realidade económica de crescimento não superior a 1,6/ 1,7 nos próximos anos forçam a necessidade de alterar o conjunto de políticas económicas em Portugal e portanto [são de] validação do Programa de Governo", afirmou o ministro.

Essa revisão em baixa, considerou, "revela a necessidade de implementar um conjunto de políticas que permita à economia portuguesa obter níveis de crescimento maiores do que os observados até agora".

SP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.