OCDE/Previsões: Portugal tem de cortar 3,7% do PIB ao défice todos os anos até 2030

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 mai (Lusa) -- Portugal terá de executar uma consolidação orçamental equivalente, em média, a 3,7% do produto entre 2014 e 2030 para baixar o rácio da dívida pública para os 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nesse ano, estima a OCDE.

De acordo com o 'Economic Outlook', hoje divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal - juntamente com a Grécia, o Reino Unido e os Estados Unidos - terá de fazer uma consolidação orçamental entre os 3 e os 6 pontos percentuais do PIB após 2014, uma situação que só é mais drástica no Japão.

No relatório, a OCDE identifica três grupos de países cujo processo de consolidação orçamental será diferente para levaram o seu rácio da dívida para os 60% do produto.

O primeiro grupo inclui países que precisam de uma consolidação fraca após 2014 (menos de 1 ponto percentual do PIB), uma vez que a sua dívida já está próxima do objetivo. Entre estes países está a Áustria, Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda, Polónia, entre outros.

O segundo grupo é composto pelas economias de França, Islândia, Irlanda e Espanha, que vão precisar de uma consolidação entre 1 e 3 pontos percentuais do produto.

Portugal está no terceiro grupo, que integra os países cujo rácio da dívida excede os 100% do PIB, sendo, por isso, necessária, uma consolidação entre os 3 e os 6 pontos percentuais após 2014 para fazer baixar o rácio do endividamento para os 60% do produto. Até 2014, Portugal deverá ter cumprido dois terços da consolidação necessária para cumprir este objetivo.

Numa tabela do relatório é especificado que Portugal precisa de uma consolidação média equivalente a 3,7 pontos ao ano, um valor que apenas é ultrapassado por Japão, com um valor de 11,3 pontos, Reino Unido com 5,9 pontos e Estados Unidos de 4%.

A OCDE destaca ainda a situação particular do Japão, que deverá precisar de uma consolidação de 11 pontos percentuais do PIB após 2014 e que, mesmo assim, só conseguirá estabilizar as suas contas públicas se adotar medidas complementares.

No documento, a Organização refere que estas projeções podem ser demasiado otimistas, uma vez que não incorporam todos os riscos que se podem colocar nas próximas décadas. Entre os riscos não totalmente considerados, a OCDE destaca o aumento da despesa pública com saúde e pensões.

ND // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.