Paulo Portas promete estar atento ao cumprimento da meta de défice abaixo de 3%

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 dez (Lusa) - O líder do CDS-PP, Paulo Portas, prometeu hoje estar atento ao cumprimento pelo Governo de um défice abaixo de 3%, que considerou uma "condição crítica" para a credibilidade do país e a atração de investimento.

"Nós estaremos atentos naturalmente à frase que aqui deixou, que nos pareceu um compromisso. Verá nos próximos 29 dias, nós veremos nos próximos 29 dias. A Portugal convém ter um défice inferior a 3% porque essa é uma condição crítica da nossa credibilidade, da atração de investimento e de acesso às regras de flexibilidade da União Europeia", afirmou Paulo Portas.

O presidente do CDS falava no parlamento, no debate do Programa do XXI Governo Constitucional, e referia-se à afirmação do primeiro-ministro, António Costa, na quarta-feira, segundo a qual "é do estrito interesse nacional que nada aconteça nestes próximos 29 dias que possa perturbar um objetivo que todo o país comunga, que é que o país possa sair do procedimento por défice excessivo".

"Portanto, este Governo nos próximos 29 dias tudo fará para nem diminuir receita nem aumentar despesa relativamente ao ponto em que estávamos no dia em que tomámos posse", disse na altura António Costa.

Paulo Portas disse que os centristas estarão "atentos nos próximos 29 dias porque nas mãos do Governo está cumprir esse défice".

"Será um sinal de sentido de Estado que consigam colocar a importância para Portugal de pela primeira vez desde a moeda única ter um défice inferior a 3%, a importância para a nossa economia do que isso pode representar em termos de notações internacionais, a importância para Portugal do que isso pode significar como país que é um país capaz de resolver os problemas e que não volta eternamente aos mesmos problemas", sustentou Portas.

ACL // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.