Dez concelhos sob risco "muito elevado" de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mai (Lusa) -- Dez concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém e Faro estão hoje sob risco "muito elevado" de incêndio, apesar da previsão de aguaceiros em alguns locais, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em "risco muito elevado" de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei (Castelo Branco), Sabugal, Guarda, Manteigas, Celorico da Beira, Trancoso e Gouveia (Guarda), Sardoal e Mação (Santarém) e Monchique (Faro).

O IPMA informa também na sua página da Internet que há vários concelhos dos distritos do Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro em "risco elevado" de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela céu geralmente muito nublado, com abertas no início e no final do dia, aguaceiros, em geral fracos, no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e sendo mais frequentes no litoral.

Está também prevista a possibilidade de queda de neve acima dos 1.200 metros na região norte e nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao final da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte com rajadas até 70 km/h nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima.

Nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, a previsão do IPMA aponta períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo no Baixo Alentejo e Algarve, aguaceiros fracos no Alto Alentejo para o final do dia, vento moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 60 km/hora.

Na Madeira e Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento fraco.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo prevê-se uma máxima de 19 graus Celsius, em Faro 23, Porto 14, Funchal 20 e Santa Cruz das Flores 18.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.