PSD fala de "dia singular" em que inicia funções PM rejeitado pelo povo

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 nov (Lusa) - O líder da bancada parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse que hoje é "um dia singular", iniciando funções um Governo e um primeiro-ministro que "foram rejeitados pelo povo", mas viabilizados por um entendimento dos partidos que perderam as eleições.

À chegada para a tomada de posse do XXI Governo Constitucional, Luís Montenegro disse aos jornalistas que "será um ciclo de governação novo que se abre a partir de agora", mas considerou que hoje "é um dia singular".

"É um dia em que cessa funções um Governo e um primeiro-ministro que foram escolhidos pelo povo mas alvo de uma rejeição por parte dos partidos que perderam as eleições e em que inicia funções um Governo e um primeiro-ministro que foram rejeitados pelo povo mas que foram viabilizados para o exercício dessas funções por um entendimento pluripartidário dos partidos que perderam as eleições", criticou.

Sobre a ação do PSD, que agora passa a estar na oposição, Luís Montenegro disse que o partido "fará aquilo que é a sua obrigação, que é em cada momento ter total liberdade para agir em conformidade com aquilo que é o interesse nacional".

"Com uma certeza que é do conhecimento público e generalizado dos portugueses: quem sustenta politicamente este Governo é o PS, BE, PCP, PEV e o PAN", recordou.

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.