Aveiro "bem posicionada" receber produção de bombas de calor da Bosch

| Economia
Porto Canal / Agências

Aveiro, 28 mai (Lusa) - O administrador-delegado da Bosch Termotecnologia, João Paulo Oliveira, anunciou hoje que a unidade de Aveiro "está bem posicionada" para receber a produção bombas de calor para sistemas de aquecimento.

Em causa está um projeto do grupo alemão para a produção de bombas de calor "de alta eficiência e alta rentabilidade" para sistemas de aquecimento central.

"Estamos a competir internamente com outras fábricas do grupo. É um produto essencialmente destinado para o centro da Europa e nós estamos muito bem colocados para o trazer para Portugal, que deverá atingir no terceiro ano os 50 milhões de euros de exportação e criar emprego adicional para 50 a 70 pessoas", disse.

Oliveira falava nas comemorações dos 20 anos da fundação do Centro de Investigação e Desenvolvimento na Bosch Termotecnologia, SA, em Aveiro.

De acordo com o administrador-delegado da Bosch Termotecnologia, o investimento que o grupo terá de fazer em Aveiro "não é muito elevado" porque a maior parte já foi feito, desde que a unidade de Aveiro passou a produzir bombas de calor para produção de água quente.

Vocacionada desde a sua fundação para a produção de esquentadores a gás, a fábrica de Aveiro decidiu, em 2009, adquirir competências também no negócio do aquecimento de água elétrico, tendo iniciado em 2011 a produção de módulos de bombas de calor com especificações únicas.

Do Centro de Investigação e Desenvolvimento na Bosch Termotecnologia, SA, em Aveiro, saíram já vários produtos inovadores para o mercado mundial, como o primeiro esquentador com ignição automática a baterias e o primeiro esquentador de água elétrico baseado na tecnologia de bombas de calor.

A Bosch intensificou as suas atividades de investigação e desenvolvimento em Portugal nos últimos anos, com Aveiro a ganhar destaque como local de produção para termotecnologia.

Em 2012, a Bosch Termotecnologia, SA, gerou vendas de 205 milhões de euros e contava com cerca de 870 colaboradores, dos quais cerca de 60 engenheiros no departamento de Investigação e Desenvolvimento.

Com cerca de 65% das vendas resultantes de produtos exportados para o mercado Europeu, a empresa tem apostado também no mercado africano, que já contribui para cerca de 15% das vendas totais e que pretende reforçar.

Para João Paulo Oliveira, "a Investigação e Desenvolvimento permitiu que a empresa se destacasse, competindo em mercados mundiais", salientando a relação estreita com várias Universidades e institutos técnicos.

Na celebração dos 20 anos do seu Centro de Investigação e Desenvolvimento, a Bosch Terrmotecnologia formalizou novos protocolos com as Universidades de Aveiro, Minho e Porto, em cerimónia que contou com a presença de Franquelim Alves, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação e de Mira Amaral, ex-ministro da Indústria.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.